Terça-feira, Setembro 21, 2021
13.6 C
Braga
InícioRegiãoFafeFafe: Travassós honra Nossa Senhora das Graças

Fafe: Travassós honra Nossa Senhora das Graças

Diogo Antunes

Com a chegada do mês de agosto, a Comunidade Paroquial de São Tomé de Travassós, em Fafe, enche-se de festa para honrar Nossa Senhora das Graças na capela a ela dedicada. As festividades iniciam, anualmente, no primeiro domingo e estendem-se ao longo do mês, com principal incidência no penúltimo e último domingo do mês.

Pelo segundo ano consecutivo, a pandemia da Covid-19 impede que as festividades tenham um cariz mais popular e recreativo, contudo a organização vai adaptar as festividades a Nossa Senhora das Graças.

Este domingo, 1 de agosto, pelas 18:00, haverá a recitação do Rosário e hastear da bandeira graças à Comissão de Festas que assumiu as festividades. A tradicional novena, seguida de missa com sermão decorre de 20 a 28 de agosto pelas 18:00 (excepto a 22 de agosto em que a eucaristia se celebra às 10:00, e a novena às 18:00).

A 27 de agosto pelas 21:30 haverá uma vigília (convidando-se à comunidade que incorpore a mesma de vela acesa), recitando-se o santo rosário e com sermão junto da Capela. No final da vigília haverá a bênção de uma imagem de Nossa Senhora das Graças oferecida pela Comissão de Festas 2021. No dia 28 de agosto haverá uma sessão de fogo de artifício às 12:00.

No dia principal das festividades, 29 de agosto, haverá às 8:00 uma salva de morteiros, pelas 10:00 realiza-se a eucaristia solene de festa em Honra de Nossa Senhora das Graças, às 18:00 há uma celebração mariana e às 19:00, sessão de fogo de artifício seguido do encerramento das festividades.

A Comissão de Festas 2021 esclarece que “devido à pandemia e às recomendações da Direção-Geral da Saúde, as festividades não se realizarão segundo o que estava planeado”, acrescentando que “se compromete a fazer o possível, tendo em conta as restrições que nos são impostas e pedindo a compreensão e colaboração de todos”.

Apoie a Braga TV

A Braga TV precisa do seu contributo, caro leitor.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS