Sábado, Agosto 13, 2022
16.7 C
Braga
InícioRegiãoGuimarãesExpensive Soul e Camané vão animar Festas Gualterianas em Guimarães

Expensive Soul e Camané vão animar Festas Gualterianas em Guimarães

© Expensive Soul / Camané

As Festas Gualterianas estão de regresso a Guimarães de 28 de julho a 8 de agosto. O cartaz foi apresentado esta terça-feira na Fonte Santa de São Gualter e contou com a presença de Domingos Bragança, presidente da Câmara, e Paulo Lopes Silva, vereador da Cultura. Expensive Soul e o fadista Camané são os cabeças de cartaz das festas da edição deste ano.

Domingos Bragança disse que as Festas Gualterianas “é a manifestação cultural mais apreciada pelos vimaranenses”. “Todos queremos que, cada vez mais, as festas sejam bem-sucedidas, pois elas são o orgulho dos vimaranenses e a alegria de quem nos visita”, frisou. O edil quis destacar como ponto alto do programa das Gualterianas, que se estendem desde a Alameda Alfredo Pimenta até à Igreja de São Gualter, a Marcha Gualteriana, elogiando o “trabalho excecional” desempenhado pelos obreiros. 

O presidente da Câmara deixou um pedido às instituições que terão um carro alusivo no cortejo. “Os carros evocativos das instituições ou de determinadas iniciativas devem ser complementados com números vivos promovidos pelas mesmas, para que esses números possam ser evocativos e vivos. Precisamos de participação que traga criatividade e contemporaneidade à Marcha, aumentando a contemplação da obra artística dos nossos obreiros. Todos têm que dizer ‘sim’ a esta chamada”, sustentou.

© CM Guimarães

Outras das componentes importantes no programa que Domingos Bragança fez questão de salientar, trata-se da presença da gastronomia, o que acontecerá na Feira de Artesanato, pois esta “permite que as pessoas passem mais tempo no local do evento, engrandecendo a participação na festa”. O presidente terminou a sua intervenção dizendo que a Majestosa Procissão de São Gualter terá quer ser o ponto alto da componente religiosa e quer que as Festas Gualterianas sejam as “festas do povo, de todo o povo de Guimarães, de todas as gerações”. 

Anteriormente, Paulo Lopes Silva justificou a escolha do local da conferência de imprensa dizendo querer reforçar a ligação com o santo padroeiro, aprofundando o cariz religioso, cultural e patrimonial. O vereador destacou o caráter multifacetado e o trabalho em rede que permitiu apresentar um vasto programa, que se iniciará em 28 de julho para terminar em 8 de agosto.

Do vasto programa, Paulo Lopes Silva referiu apenas alguns dos momentos que, pela sua originalidade ou pertinência, ilustram a diversidade procurada. Em 28 de julho, é inaugurada uma exposição de fotografia intitulada “A Reconstrução – 75 anos sobre a extraordinária história das Gualterianas de 1947”, organizada pela Muralha – Associação de Guimarães para a Defesa do Património. A 29 de julho, abre, no Jardim da Alameda de São Dâmaso, a Feira de Artesanato, que vai para a XXIV edição. A 30 de julho, o Grupo Folclórico Recreativo de Tabuadelo organiza o seu Festival de Folclore, no Largo do Toural, comemorando os seus 25 anos. Destaque ainda para a animação de rua, os grupos de bombos, o desfile de Charretes antigas, o despique de bandas, entre outros números.

José Pontes, da Marcha Gualteriana, revelou alguns dos carros que vão participar no cortejo de 8 de agosto, pelas ruas da cidade: Carro de Santa Estefânia (carro da cidade), Carro da Criança, Carro da Ucrânia, Carro Gago Coutinho e Sacadura Cabral, Carro da Universidade do Minho, Carro do Ambiente, Carro do Património Minhoto, Carro do Vitória Sport Clube e Carro das Balonas.

Programa:

  • 28 de julho a 24 de agosto: Largo de São Francisco – A RECONSTRUÇÃO – 75 anos sobre a extraordinária história das Gualterianas de 1947; Exposição de Fotografia (inauguração 28 julho, 21h30) Org. Muralha – Associação de Guimarães para a Defesa do Património;
  • 29 de julho a 8 de agosto: Jardim da Alameda de São Dâmaso – XXIV Feira de Artesanato de Guimarães;
  • 29 de julho: 18H00 e 21H00 – Ruas da Cidade – Bomboémia;
  • 30 de julho: 18H00 e 21H00 – Ruas da Cidade -Animadixie; 21H30 – Largo do Toural – XXII Festival de Folclore do Grupo Folclórico Recreativo de Tabuadelo
  • 5 de agosto: 17H00 e 21H00 – Ruas da Cidade – Curinga; 18H30 – Ruas da Cidade – Desfile e Concentração de Grupos de Bombos, Grupos de Bombos Amigos da Borga, Estrelas do Norte, Mestre Zé, Nossa Senhora da Hora, Os Completos e Teixeira e Lopes; 21H30: Coreto do Jardim da Alameda – Cantares ao Desafio – Org. Rádio Fundação; 21H30 – Largo de Donães – Noite de Fado – FaDouro; 22H00 – Largo do Toural – Festival de Folclore; 22H00 -Praça da Plataforma das Artes – atuação dos Expensive Soul
  • 6 de agosto: 09H30 – Campo de S. Mamede – Feira de Gado e Concurso Pecuário – Org. Cooperativa Agrícola Concelhia de Guimarães, CRL; 17H00 e 21H00 – Ruas da Cidade – Zabadum; 21H30 – Largo do Toural – Arruada e Encontro de Tocadores de Concertina; 21H30 – Largo de Donães – Noite de Fado – Mário Lundum – Imaterial; 22H00 – Praça da Plataforma das Artes, sobe ao palco o fadista Camané – Horas Vazias; 00H30 – Largo Condessa da Mumadona – Sessão de Fogo de artifício.
  • 7 de agosto:  09H00 – Ruas da Cidade – Desfile e Concentração de Grupo de Bombos com os Grupos de Bombos Amigos da Borga, Estrelas do Norte, Mestre Zé, Nossa Senhora da Hora, Os Completos e Teixeira e Lopes; 10H30 – Ruas da Cidade – Desfile de Charretes Antigas; 12H30 – Igreja de São Francisco – Festividades Litúrgicas em honra de São Gualter Org. Irmandade de São Gualter / Venerável Ordem Terceira de São Francisco; 17H00 e 21H00 – Ruas da Cidade – Ruído à Portuguesa; 18H00 – Ruas da Cidade – Majestosa Procissão de São Gualter com início no Largo da Fonte Santa, em Urgezes, pelas 17h30, saída da Igreja de São Francisco pelas Ruas da Cidade – Org. Irmandade de São Gualter / Venerável Ordem Terceira de São Francisco e Participação da Banda das Caldas das Taipas; 21H30 – Largo do Toural – Despique de Bandas com a Banda das Caldas das Taipas e a Banda de Pevidém; 21H30 – Largo de Donães – Noite de Fado com Serenata de Fado de Coimbra.
  • 8 de agosto: 22H00 – Ruas da Cidade – Marcha Gualteriana – Org. Associação Artística da Marcha Gualteriana

A Marcha Gualteriana encerra, como é tradição, as Festas da Cidade e Gualterianas. À semelhança dos últimos anos, será colocada uma bancada no Largo da Mumadona. Quem quiser desfrutar da Marcha Gualteriana com maior conforto poderá adquirir um ingresso, no valor de 7,50 euros, nas bilheteiras do Centro Internacional das Artes José de Guimarães, da Casa da Memória e da Loja Oficina, bem como na Feira de Artesanato de Guimarães.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS