Sábado, Maio 4, 2024
14.5 C
Braga
RegiãoEsposendeEsposende vai ter dois Centros Tecnológicos Especializados

Esposende vai ter dois Centros Tecnológicos Especializados

© CM Esposende

Esposende vai dispor de dois Centros Tecnológicos Especializados (CTE), designadamente na Escola Profissional de Esposende (EPE), na área de Restauração e Alojamento Hoteleiro, e na Escola Secundária Henrique Medina.

Por via da aprovação das respetivas candidaturas a esta medida do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), o Município de Esposende vê, assim, “concretizar-se o propósito de aumentar a capacidade de resposta do sistema educativo e formativo no território concelhio”. O investimento envolve a modernização e reabilitação das instalações e infraestruturas existentes e a aquisição de recursos educativos tecnológicos (equipamento).

No caso da Escola Profissional de Esposende – valência da Zendensino, cooperativa que conta com capital do Município, foi aprovado um orçamento no valor de 1.502.208,99 euros, que possibilitará concretizar a requalificação de um edifício para criação de novos Restaurante e Cozinha Pedagógica, bem como a remodelação e renovação do restaurante e cozinha pedagógica existentes, sendo que a intervenção contempla também o apetrechamento destes espaços, no que se refere a mobiliário, equipamento, hardware e software. Está igualmente prevista a criação de quarto/alojamento piloto e receção, de cinco estúdios de aprendizagem para os cursos profissionais do CTE e de uma sala de aplicação prática – usada para demonstrações práticas, showcookings, palestras, apresentações, seminários. O financiamento engloba, ainda, a modernização da infraestrutura tecnológica e a melhoria das condições de acessibilidade com rampas de acesso e plataforma elevatória.

O presidente da Câmara Municipal, Benjamim Pereira, ressalta que “com este centro, a Escola Profissional de Esposende pretende alinhar-se com os objetivos definidos no âmbito da Estratégia Portugal 2030 e apostar em infraestruturas e equipamentos de elevada qualidade, melhorando a capacidade técnica e pedagógica dos espaços educativos e formativos e, consequentemente, poder oferecer uma formação robusta e de grande qualidade”.

Manifesta, de igual modo, satisfação pela instalação do Centro Tecnológico Especializado em Informática na Escola Secundária Henrique Medina, cujo orçamento aprovado foi de 1.054.414,60 euros, prevendo-se a sua criação na 2.ª fase das obras de requalificação, conforme projeto desenvolvido pela Câmara Municipal, à semelhança da 1.ª fase da intervenção. “Além da melhoria das condições de trabalho de toda a comunidade escolar, professores, técnicos e demais operacionais, registamos com agrado a melhoria da oferta curricular na única escola secundária do concelho, que se traduz, sem dúvida, numa mais-valia que vai ao encontro das metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU”, sublinha.

Os Centros Tecnológicos Especializados surgem no âmbito da ação “Modernização da oferta dos estabelecimentos de ensino e da formação profissional”, prevista no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), a instalar em todo o país, até 2025. Pretende-se, por esta via, combater as desigualdades sociais e de género e aumentar a resiliência do emprego (em situações de crise económica como a provocada pela pandemia Covid-19), sobretudo dos jovens e adultos com baixas qualificações, reforçando-se as medidas que têm vindo a ser executadas nos últimos 20 anos para desenvolver um sistema consistente de ensino e formação profissional e aumentar as taxas de qualificação.

Foram submetidas a concurso, nos termos do Aviso, 463 candidaturas, tendo sido preenchidas as 261 vagas previstas, sendo 204 dos lotes regionais (CIM/AM) e 57 do lote residual, tendo sido contempladas, conforme estava regulado, as candidaturas com melhor classificação, nas quais se inclui a Escola Profissional e a Escola Secundária de Esposende.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES