Segunda-feira, Janeiro 30, 2023
8.5 C
Braga
InícioRegiãoEsposendeEsposende inaugura nova toponímia para praça e rua do centro cívico de...

Esposende inaugura nova toponímia para praça e rua do centro cívico de Forjães

© CM Esposende

Foram ontem descerradas as placas toponímicas da Praça Padre Justino Moreira da Silva e da Rua Júlio de Carvalho Pereira, em Forjães, Esposende. Esta ação decorre do investimento concretizado pelo Município, de 680 mil euros, e que consistiu na construção do parque de estacionamento de apoio à Igreja Paroquial e na requalificação das ruas adjacentes.

Para o efeito, o Município de Esposende desencadeou um processo de aquisição de duas parcelas de terreno, na zona envolvente à Igreja Paroquial de Forjães, pelo valor de 128.120,00 euros, numa área com mais de três mil metros quadrados.

Segundo o presidente da Câmara Municipal de Esposende, a atribuição dos nomes do padre Justino Moreira da Silva e de Júlio de Carvalho Pereira “são homenagens justas e o reconhecimento da população a duas figuras da História recente de Forjães”. Benjamim Pereira sublinha a importância da obra realizada no centro cívico de Forjães “que será complementada por outros arranjos urbanísticos que estão em estudo”.

Assinalando o 87.º aniversário do nascimento do Padre Justino Moreira da Silva, pároco de Forjães durante longas décadas, celebrou-se uma eucaristia, à qual se seguiu uma romagem ao cemitério.

Ato contínuo, foi atribuída a toponímia à praça e à rua recentemente construídas, no âmbito das obras de regeneração do centro cívico de Forjães, intervenções que proporcionam o ordenamento do trânsito e do estacionamento e melhoram o acesso às instalações da ACARF.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS