Quarta-feira, Dezembro 8, 2021
7.3 C
Braga
InícioRegiãoEsposendeEsposende deu início ao trabalho do Grupo Psicoeducativo

Esposende deu início ao trabalho do Grupo Psicoeducativo

© CM Esposende

Realizou-se, no passado sábado, na Casa da Juventude de Esposende, a primeira reunião do Grupo Psicoeducativo de Cuidadores/as de Pessoas com Demência. A médica neurologista, Sandra Perdigão, abordou a temática “Compreender a demência”.

Este projeto, desenvolvido no âmbito da Rede Social de Esposende, resulta da celebração do protocolo de colaboração para a implementação do Projeto Cuidar de Quem Cuida (CQC), no concelho de Esposende, com o objetivo de criar uma rede de suporte formal aos cuidadores/as informais e, proporcionalmente, promover a melhoria da qualidade de vida destes/as e, ainda, das pessoas cuidadas.

O Grupo Psicoeducativo constitui-se num espaço privilegiado para trabalhar os desafios que se colocam quando se assume o papel de cuidar de uma pessoa com demência, tendo como objetivos: a partilha de informação, o treino de competências e o apoio emocional.

Em todas as sessões está presente um/a profissional com formação específica e que promove a dinamização das sessões. As sessões contarão, também, com a presença de um/a convidado/a com experiência na intervenção junto de pessoas com demência.

Em Esposende, o encontro do Grupo Psicoeducativo realizar-se-á com uma frequência quinzenal, aos sábados de manhã, na Casa da Juventude e, ao longo do seu programa, os/as cuidadores/as informais vão ter acesso a informação partilhada por diversos/as profissionais convidados/as, de diversas áreas, designadamente, nutrição, enfermagem, psicologia, gerontologia e serviço social.

Lembre-se que o Município de Esposende está entre as 24 autarquias nacionais reconhecidas pelo cumprimento dos critérios definidos pelo projeto do Movimento Cuidar dos Cuidadores Informais, devido à implementação das melhores práticas e medidas de apoio, em benefício dos cuidadores informais.

O projeto Cuidar de Quem Cuida (CQC) arrancou, em Esposende, no dia 5 de novembro de 2020, Dia Mundial do Cuidador Informal, e visa a promoção de respostas de apoio especializado aos cuidadores informais de pessoas com demência ou em situação de pós-AVC.

Em Esposende, os cuidadores informais dispõem de informação e aconselhamento, grupos psicoeducativos e apoio psicológico, podendo, para o efeito, contactar os serviços presencialmente na Divisão da Coesão e Desenvolvimento Social, através do 937 630 860 ou do e-mail [email protected].

Teste BTV

Apoie a Braga TV

A Braga TV precisa do seu contributo, caro leitor.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS