Sábado, Maio 28, 2022
27.8 C
Braga
InícioPaísEscoteiros de Portugal enviam oito toneladas de bens para os refugiados da...

Escoteiros de Portugal enviam oito toneladas de bens para os refugiados da Ucrânia

DR

A Associação dos Escoteiros de Portugal mobilizou-se para a recolha de bens com o objetivo de apoiar as famílias ucranianas que, por força das circunstâncias, tiveram de abandonar os seus lares e dirigir-se a países vizinhos. Esta iniciativa juntou, ao momento, mais de oito toneladas de bens, que serão enviados já este sábado a partir de Lavra (Matosinhos), onde está localizado um dos Centros de Atividades da AEP, o Centro de Atividades Escotistas de Paiço (CAEP).

Numa rápida articulação com Escoteiros da Polónia, a Associação dos Escoteiros de PortugalEP decidiu juntar-se à onda de solidariedade dos portugueses e assegurar o envio de bens para localidades que continuam a receber famílias da Ucrânia deslocadas.

Desde a primeira hora que a Associação dos Escoteiros de Portugal está em contacto com Escoteiros dos países envolvidos nesta iniciativa de apoio humanitário, que foram responsáveis por identificar as principais necessidades e continuam no terreno a apoiar em tarefas variadas. Serão também estes Escoteiros locais a assegurar o aprovisionamento e distribuição dos bens enviados.

Nas oito toneladas recolhidas na zona Norte do país encontram-se vários tipos de bens, entre os quais roupa, brinquedos, calçado, produtos de higiene, água, alimentos, kits de primeiros socorros, carregadores portáteis, loiça, entre outros.

À Associação dos Escoteiros de Portugal juntou-se ainda uma importante rede de parceiros que está a apoiar esta iniciativa: a Cofina, que contribuirá com 5% das receitas referentes às edições dos dias 12 e 19 de março; e a Confederação Portuguesa do Voluntariado, que tem prestado apoio do ponto de vista logístico da ação de envio dos bens.

Centenas de portugueses e várias empresas responderam ao apelo da Associação dos Escoteiros de Portugal, deixando bens num dos pontos de recolha da campanha, disponíveis de norte a sul do país. Atualmente a campanha dispõe apenas de entrega no Parque Nacional de Escotismo da Caparica, de onde será enviado, brevemente, mais um carregamento de bens.

A iniciativa da Associação dos Escoteiros de Portugal tem por objetivo apoiar as famílias ucranianas que tiveram de abandonar os seus lares e deixar tudo para trás, recomeçando agora as suas vidas noutros países. Este projeto, articulado com a Associação de Escoteiros da Polónia, é mais uma prova do poder da solidariedade e do voluntariado, demonstrando ainda que as sinergias internacionais podem ter um verdadeiro impacto nos milhões de ucranianos afetados pelas hostilidades vividas no seu país.

Apoie a Braga TV

A Braga TV precisa do seu contributo, caro leitor.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS