Segunda-feira, Abril 15, 2024
15.3 C
Braga
EducaçãoEscola de Psicologia da UMinho celebra 14 anos

Escola de Psicologia da UMinho celebra 14 anos

© UMinho

A Escola de Psicologia da UMinho (EPsi) comemora o seu 14.º aniversário esta quarta-feira, com uma cerimónia às 14:30 no seu auditório multimédia, no campus de Gualtar, em Braga.

A sessão abre com a palestra “Contributos da Psicologia para um ponto final à pobreza”, por Tiago Pereira, da direção da Ordem dos Psicólogos Portugueses. O momento inclui também uma intervenção de Laborinho Lúcio, que é juiz conselheiro jubilado do Supremo Tribunal de Justiça, escritor, professor e ex-ministro.

O programa prossegue depois com a entrega de prémios e reconhecimentos, além dos discursos da presidente da Associação de Estudantes de Psicologia da UMinho, Mariana Magalhães, do Presidente da EPsi, Miguel Gonçalves, e do Vice-reitor da UMinho, Eugénio Campos Ferreira. Prevê-se ainda um vídeo sobre a Escola e uma breve atuação musical de alunos do mestrado em Psicologia Clínica e Psicoterapia de Adultos.

As comemorações começam mais cedo, às 11:30 e no mesmo local, com a conferência inaugural “Diversidade, incerteza e risco – os uns e os outros”, por Laborinho Lúcio. A moderação cabe a Maria do Céu Taveira, coordenadora do Laboratório de Aprendizagem, Instrução e Carreira do Centro de Investigação em Psicologia (CIPsi).

Nascida em 2009 após a extinção do Instituto de Educação e Psicologia, a EPsi tem 674 alunos inscritos em 13 cursos, 29 docentes, 26 investigadores e sete trabalhadores técnicos, administrativos e de gestão. É organizada em três subunidades orgânicas: o Departamento de Psicologia Básica, o Departamento de Psicologia Aplicada e o CIPsi, classificado como “Excelente” nas duas últimas avaliações da tutela. Integra ainda há sete anos a Associação de Psicologia da UMinho, que presta serviços à comunidade, articulando os seus projetos de ensino/investigação e em parceria com os municípios de Braga e Guimarães. Tem igualmente ligações estreitas com o laboratório colaborativo ProChild.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES