Segunda-feira, Abril 29, 2024
14.5 C
Braga
RegiãoGuimarãesEntidades de Proteção Civil reuniram em Guimarães

Entidades de Proteção Civil reuniram em Guimarães

© CM Guimarães

Decorreu, na passada quinta feira, uma Reunião de Coordenadores Municipais de Proteção Civil, seguida de uma sessão de trabalho com os presidentes de Junta de Guimarães, sobre a temática da Proteção Civil.

Nas instalações do Centro de Operações Integradas – Centro Municipal de Proteção Civil da Câmara Municipal de Guimarães, reuniram os Coordenadores Municipais de Proteção Civil da Sub Região do Ave e o Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Ave (CSREPC Ave).

Esta reunião foi promovida pelo CSREPC Ave com o apoio do Serviço Municipal de Proteção Civil de Guimarães tendo em vista a transmissão e definição de algumas estratégias com considerável grau de capacitação dos municípios no âmbito da Proteção Civil. Estiveram presentes, entre o corpo técnico da Câmara Municipal, representantes do Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Ave, Polícia de Segurança Pública, Guarda Nacional Republicana, Bombeiros Voluntários de Guimarães e Polícia Municipal.

Mais tarde, no salão nobre da Câmara Municipal, decorreu a reunião da Proteção Civil, presidida pela Vereadora da Proteção Civil, Sofia Ferreira, com os presidentes e representantes das Juntas de Freguesia e das autoridades de Guimarães e Sub-Regionais da Proteção Civil.

Sofia Ferreira defendeu a importância destas ações de sensibilização e prevenção, dada a atual conjuntura climática, “os incêndios florestais, assim como inundações ou tempestades, já não estão circunscritos às suas épocas altas”, ocorrendo em períodos cada vez mais imprevisíveis.

A vereadora da Proteção Civil reafirmou o apoio do Município perante as Juntas de Freguesia, de forma a desenvolverem Postos e Unidades de Proteção Civil para uma maior prevenção de situações de emergência.

As realizações destas iniciativas revelam a importância do conhecimento e da prevenção para os possíveis fenómenos naturais ou de origem humana. Os principais temas abordados neste encontro foram os processos necessários à criação de unidades de Proteção Civil nas Freguesias, o registo de ocorrências por parte dos representantes e, por fim, a Vespa Velutina.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES