Terça-feira, Maio 21, 2024
12.8 C
Braga
AtualidadeElisa, Frederico e Irene: Conhecidos os 21 nomes das próximas tempestades

Elisa, Frederico e Irene: Conhecidos os 21 nomes das próximas tempestades

DR

Setembro começou e trouxe a nova lista com os nomes das próximas 21 tempestades na Europa.

Aline, Bernard, Céline, Domingos, Elisa, Frederico, Géraldine, Hipolito, Irene, Juan, Karlotta, Louis, Monica, Nelson, Olivia, Pierrick, Renata, Sancho, Tatiana, Vasco e Wilhelmina são os nomes eleitos pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) das tempestades em 2023 e 2024.

“É atribuído um nome a todas as depressões extratropicais que originem um aviso de vento de nível laranja ou vermelho no sistema internacional de avisos meteorológicos, ou que tenha um impacto no território que mereça especial atenção de vigilância. O primeiro país que emite esse aviso é quem dá o nome à depressão ou tempestade e informa os restantes países, que deverão manter esse nome”, refere o IPMA.

A nomeação de tempestades tem como objetivo “chamar a atenção da população e dos meios de comunicação para a prevenção e a salvaguarda de vidas e bens em situação de risco, assim como melhorar a comunicação entre os serviços de meteorologia e com a estrutura de proteção civil, facilitando a monitorização e estudo de depressões ao longo do seu percurso sobre a Europa”.

A atribuição de nomes a tempestades é um projeto conjunto dos serviços meteorológicos da Europa, sob os auspícios da EUMETNET. O IPMA pertence ao grupo sudoeste (SW), no qual se incluem os serviços meteorológicos de Espanha (AEMET), de França (Météo-France), da Bélgica (RMI) e do Luxemburgo (MeteoLux).

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES