Domingo, Abril 20, 2025
9 C
Braga
OpiniãoE se Barcelos fosse um concelho liberal? Cinco ideias para enriquecer...

E se Barcelos fosse um concelho liberal? Cinco ideias para enriquecer o Concelho.

Artigo de Magda Resende Ferro.

© Magda Resende Ferro

Nos últimos 50 anos, Barcelos tem sido governado maioritariamente pelo PSD e momentaneamente pelo PS, sem que se tenham notado grandes diferenças ideológicas nestas governações.

Como é habitual em eleições locais, as pessoas votam mais nas pessoas do que nas ideias.

Agora, imaginem se, de repente, por acaso, as pessoas votassem também nas ideias. E imaginem que aparecia um movimento ou partido que propunha as seguintes ideias:

Primeira ideia: Redução da burocracia. Imaginem o que seria viver num concelho onde o processo de obtenção de alvarás e licenças fosse mais simples. Menos burocracia, aprovações de alvarás e licenças mais rápidas e plataformas digitais para todas as solicitações. Para o concelho, significa uma atividade económica mais dinâmica. Para os empreendedores, um menor custo de entrada para novos negócios e um incentivo à inovação.

Segunda ideia: Incentivos Fiscais para Investimento. Imaginem o que seria poder beneficiar de isenções fiscais para quem quiser criar novos negócios ou para aqueles que expandem as suas operações na região. Estes incentivos promovem a criação de empregos, o desenvolvimento de infraestrutura e a inovação tecnológica. Ganharíamos todos.

Terceira ideia: Promoção da Concorrência de Mercado. O que vos parece se em vez de favorecer monopólios ou empresas com ligações políticas, o executivo autárquico implementasse políticas que incentivem a concorrência entre empresas locais, ajudando a garantir melhores serviços e preços para os cidadãos Barcelenses? Isso pode ser feito por meio de processos de licitação transparentes e políticas de combate à corrupção.

Quarta ideia: Desregulamentação dos Mercados Locais. Flexibilizar regras para empresas locais, que podem ir, desde normas de alocação económica dos espaços públicos até horários de funcionamento. Ao reduzirmos o excesso de regulamentação podemos estimular atividades económicas mais diversificadas, especialmente em setores como comércio, turismo e serviços.

Quinta ideia: Facilitar o acesso ao financiamento privado para a Agricultura. Apesar da indústria e dos serviços serem os setores mais fortes em Barcelos, é importante lembrar a importância da agricultura. Por isso, é fundamental criar parcerias com investimento privado, aproveitando programas de investigação da União Europeia, como o Horizonte Europa, para apoiar projetos de agricultura sustentável e inovação digital, como agricultura inteligente e de precisão.

Barcelos é um concelho de pessoas empreendedoras, dinâmicas e trabalhadoras. Com medidas liberais, Barcelos será também um concelho de pessoas com riqueza.

Artigo de Magda Resende Ferro, do Núcleo Territorial de Barcelos da Iniciativa Liberal.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

REPORTAGEM

POPULARES