Dois homens de 44 e 50 anos foram constituídos arguidos por tentativa de furto em residência na freguesia de Barqueiros, no concelho de Barcelos.
No âmbito de uma ação de patrulhamento da GNR, os militares abordaram uma viatura e, após interceção da mesma, verificaram que no seu no interior seguiam três indivíduos que transportavam diverso material suspeito. Após diligências policiais, apuraram que os homens tinham como objetivo efetuar furtos em residências, motivo pelo qual foram apreendidos uma arma de airsoft não sinalizada, uma pistola de alarme, uma réplica de uma carta profissional de militar da GNR, diversas ferramentas destinadas ao arrombamento de residências, e luvas e gorros (para ocultar a sua identidade).
Os homens, com antecedentes criminais por roubos com recurso a armas de fogo, furtos, sequestro e usurpação de funções, foram constituídos arguidos. No decorrer da ação, a GNR verificou, ainda, que o suspeito de 49 anos, que se encontrava a conduzir a viatura, não possuía habilitação legal para esse efeito, tendo sido detido.
Os factos foram remetidos ao Tribunal Judicial de Barcelos.
Para evitar furtos em residência, a GNR deixou alguns conselhos importantes:
- Deixar sempre as portas e janelas fechadas quando sair de casa.
- Quando se ausentar de sua casa, por vários dias, informe a GNR ou outra autoridade policial da sua zona.
- Não deixar escritos na porta, nas janelas ou na caixa do correio que assinalem a sua ausência.
- Não deixar acumular correspondência na caixa do correio.