Quarta-feira, Setembro 22, 2021
17.5 C
Braga
InícioReportagemDia do Pai celebrado em Braga com oferta de Moletinhos

Dia do Pai celebrado em Braga com oferta de Moletinhos

Como manda a tradição, a freguesia de São Lázaro oferece, ao longo do dia, Moletinhos à população como forma de assinalar o Dia de São José, padroeiro da freguesia. Esta celebração decorre na nova sede da União de Freguesias de São Lázaro e São João do Souto, situada no Edifício Pé Alado.

A oferta dos moletinhos, doce típico da cidade de Braga, no Dia do Pai é já uma tradição enraizada na União de Freguesias de São José de São Lázaro e São João do Souto. “Já realizamos esta comemoração há muitos anos e passou a ser uma atividade que já faz parte do nosso ADN, que é comemorar precisamente o patrono da freguesia de São José de São Lázaro, que também é Dia do Pai. É para nós um dia muito especial, um dia que espero que as gerações vindouras passem a comemorar também”, disse João Pires, presidente da União de Freguesias.

João Pires frisou que o Moletinho não é só um doce tradicional da Romaria de S. Vicente, mas que também faz parte da Romaria de São José de São Lázaro. “Este doce tradicional faz parte também da nossa freguesia e achamos bem que o Moletinho fizesse parte desta comemoração, por isso que convidamos os nossos fregueses a deslocarem-se aqui à Sede da Junta para celebrarem este dia, que é o patrono da freguesia, para comemorarem um Moletinho com um cálice de Vinho do Porto a acompanhar”, acrescentou.

Firmino Marques, vice-presidente da Câmara Municipal de Braga, marcou também presença nesta celebração onde salientou a importância deste dia na freguesia. “Sei do significado que S. José tem nesta freguesia porque nasci aqui e sei que as pessoas vivem de uma forma muito especial este dia, que é o símbolo do Dia do Pai, que também se traduz num dia muito firme de convicções para a importância que a família tem em qualquer sociedade. O S. José, na figura de pai, é uma inspiração para todas as pessoas e naturalmente também inspirou a Junta de Freguesia para poder ter aquilo que sempre aspirou: condições de maior dignidade para acolher todos os fregueses e os muitos visitantes que vêm visitar Braga”, explicou Firmino Marques.

O Dia do Pai também é comemorado na Igreja Paroquial de São José de São Lázaro com Eucaristias, Sagrado Lausperene e um momento celebrativo em honra de S. José realizado pelas crianças do Colégio de S. Lázaro.

https://www.facebook.com/BragaaTV/videos/383097212243164/

Apoie a Braga TV

A Braga TV precisa do seu contributo, caro leitor.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS