Segunda-feira, Junho 21, 2021
15.9 C
Braga
InícioCultura(Des)Obedecer em exposição na Galeria do Theatro Club da Póvoa de Lanhoso

(Des)Obedecer em exposição na Galeria do Theatro Club da Póvoa de Lanhoso

CM Póvoa de Lanhoso

Fica patente, até ao próximo dia 20 de junho, a exposição (Des)Obedecer, que está desde o dia 7 de maio, na Galeria do Theatro Club da Póvoa de Lanhoso. Esta mostra representa mais um momento do programa das comemorações dos 175 anos da Revolta da Maria da Fonte.

A abertura contou com a presença do presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Avelino Silva, e da própria autora da mostra, a artista Patrícia Ferreira.

Depois de um período de encerramento devido ao confinamento do país, a galeria de exposições do Theatro Club reabriu com esta exposição, que conduz o olhar e o pensamento para o dilema da Obediência/Desobediência, um tema tão fraturante como atual, através de duas mostras: “Maria(s) da Fonte” e “33”, duas histórias conjugadas no feminino, separadas no espaço por escassos quilómetros, com 175 e 300 anos de existência, respetivamente.

“33” reflete sobre as parcas perspetivas de vida das mulheres que viveram no Recolhimento das Convertidas, na cidade de Braga, no primeiro período da instituição de clausura. São imagens de reclusão, de confinamento, de obediência e de sombra.

“Maria da Fonte” evoca mulheres que, num certo dia das suas vidas, decidiram dizer NÃO e, entre obedecer ou desobedecer, destemidamente, decidiram lutar.

(Des)Obedecer pode ser visitada de terça a sexta-feira, das 9:00 às 12:30 e das 14:00 às 17:30, e aos sábados, das 10:00 às 13:00.

Devido às restrições impostas pela Direção-Geral da Saúde em contexto de pandemia, a visita a esta exposição deverá observar algumas regras de segurança e proteção.

Apoie a Braga TV

O apoio dos nossos leitores é fundamental para garantir que a Braga TV continue a ser um canal de informação de referência na região.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS