
Cerca de 220 crianças da Escola Básica da Sé e do Jardim de Infância protagonizaram, esta sexta-feira de manhã, as Marchas Infantis de Santo António, em Braga. Os marchantes de palmo e meio espalharam sorrisos e encheram de cor as ruas da cidade de Braga, onde desempenharam atuações no Rossio da Sé e na Avenida Central.

As Marchas Infantis de Santo António mostram que desde pequenino se preservam as tradições, afirmando a identidade da freguesia da Sé.

Luís Pedroso, presidente da União de Freguesias de Maximinos, Sé e Cividade, parabenizou as crianças, a comunidade educativa e todos os envolvidos das marchas populares, assim como toda a organização das Marchas Populares dos Bravos da Boa Luz, que decorreram esta quinta-feira à noite.

“Estamos aqui nas Marchas de Santo António dos mais pequeninos e já ontem estivemos também aqui presentes nas Marchas que foram feitas pelos Bravos da Boa Luz. Estava uma grande moldura humana e tenho que lhes dar um abraço de reconhecimento pelo o que foi feito. Este ano, houve uma nova coreografia, novos arcos, novos adereços e novas roupas e correu muitíssimo bem. Hoje estamos aqui com os mais pequeninos e com os Bravos da Boa Luz a apoiar porque o Sr. Carneiro, o mesmo que ensaia os sénior, também está a ensaiar os pequeninos e, no fundo, esta escola tem muitos miúdos que são daqui da freguesia da Sé e meter-lhes um bocadinho do bichinho para que os pequenos marchantes de hoje, sejam os marchantes seniores do amanhã. Queria deixar uma palavra de apreço ao pessoal docente e não docente da EB1 da Sé que mantém esta tradição viva. Braga é a cidade do São João mas também é a cidade de Santo António”, referiu o presidente.

As marchas populares de Santo António contaram também com a presença de Jorge Miranda, secretário da União de Freguesias de Maximinos, Sé e Cividade, Sandra Ataíde, tesoureira e de Carla Sepúlveda, vereadora da Educação da Câmara Municipal de Braga.

As Marchas de Santo António contaram com o apoio da União de Freguesias de Maximinos, Sé e Cividade, do Município de Braga e da associação Bravos da Boa Luz.