Quinta-feira, Março 23, 2023
11.8 C
Braga
InícioRegiãoPóvoa de LanhosoCortejo Histórico de São José levou milhares às ruas da Póvoa de...

Cortejo Histórico de São José levou milhares às ruas da Póvoa de Lanhoso

© CM Póvoa de Lanhoso

O Cortejo Histórico de São José realizou-se no passado domingo, levando uma multidão de  miúdos e graúdos, curiosos e interessados à Póvoa de Lanhoso para ver como foi no “Monte de Lanhoso, a ocupação humana em milénios de história”.

Estiveram representadas quase todas as freguesias do concelho da Póvoa de Lanhoso, à exceção de Ferreiros, com mais de 700 figurantes, distribuídos por 22 carros, aos quais corresponderam os vários quadros propostos. Os carros alegóricos, acompanhados pelos seus figurantes, desfilaram e encheram as principais artérias da vila. Alguns deles presentearam os espetadores com representações alusivas ao seu tema.

“Este foi um dos momentos mais altos das Festas de São José, pois conseguimos envolver todos e fazer com que todos participassem, num espirito de união e com o objetivo comum de dar tudo pela Póvoa de Lanhoso, realçando o que temos de mais emblemático, que é o Castelo de Lanhoso e toda a história que o envolve e envolve a Póvoa de Lanhoso na História de Portugal”, foram as considerações feitas pelo presidente da Câmara Municipal, Frederico Castro, visivelmente satisfeito, no final do desfile.

O carro da Câmara Municipal fechou o cortejo, deixando marcado o momento com o compromisso de “continuar a respeitar as nossas origens, das quais o Castelo de Lanhoso, transformando no monumento que melhor representa o nosso legado histórico”.

A realização deste evento integrou, ainda, o projeto POVOAR.TE, que tem como objetivo “incrementar o património cultural da Póvoa de Lanhoso e, que, este ano, tem apontadas para o Castelo de Lanhoso, as luzes dos holofotes”.

Conheça o programa completo das Festas de São José aqui.

MAIS NOTÍCIAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES