Christian Merli (Osella FA 30), no Europeu, e Hélder Silva (Osella PA 2000), no Campeonato de Portugal de Montanha (CPM), sagraram-se, este domingo, vencedores da 42.ª edição da Rampa da Falperra.
Ambos os pilotos confirmaram o favoritismo face à superioridade evidenciada nos treinos, embora Christian Merli tivesse sofrido um percalço na segunda das três subidas, necessitando de dar o máximo na última parta evitar ser surpreendido.
O piloto italiano destacou-se do checo Trnka por uma diferença final (somatório das duas melhores subidas de prova) de 1.410s, graças ao “crono” da primeira subida, já que na seguinte, quanto estava a impor um ritmo diabólico para resolver de imediato a questão da vitória, fez um “pião” na última curva e o Osella ainda bateu no rail, obrigando o piloto a engrenar a inversão de marcha para poder cortar a linha de meta. Resultado: mais 20 segundos que o seu tempo “normal” e tudo adiado, em termos de vitória, para a derradeira subida da tarde. Aí, mesmo com naturais cautelas, o italiano superou o seu rival por 0.261s, margem que acrescida a 1.270s da primeira subida lhe permitiu festejar a quarta vitória consecutiva em igual número de provas do Europeu na presente temporada. António Rodrigues (Silver Car EF 10) acabaria por ser o português melhor classificado, no oitavo lugar.
No que toca ao Campeonato de Portugal de Montanha, o campeão em título, Hélder Silva (Osella PA 2000), não deixou créditos por mãos alheias e manteve sempre uma vantagem segura, cifrada no final – somatório das duas melhores subidas – em 4.042s, frente ao bracarense José Correia (Norma M20 FC). Carlos Vieira (Porsche 911), primeiro dos GT, esteve em plano de destaque nesta sua “incursão” à montanha, enquanto Luís Delgado (CUPRA Leon Competición) foi rei e senhor entre os carros de Turismo.
Classificação final (Europeu de Montanha)
- 1.º, Christian Merli (Osella FA 30), 3.37.848
- 2.º, Petr Trnka (Norma M20 FC), 3.39.258
- 3.º, Joseba Iraola Lanzagorta (Nova NP 01), 3.41.036
- 4.º, Corentin Stark (Nova NP 01-2), 3.44.334
- 5.º, Alexander Hin (Osella FA 30), 3.53.917
- 6.º, Fausto Bormolini (Nova NP 01), 3.59.456
- 7.º, Sebastien Petit (Osella PA 30), 4.00.424
- 8.º, António Rodrigues (Silver Car EF 10), 4.10.646
- 9.º, Renzo Napione (Reynard 01L), 4.11.567
- 10.º, Ronnie Bratschi (Mitsubishi Lancer Evo), 4.14.412
Campeonato de Portugal de Montanha (Final)
- 1.º, Hélder Silva (Osella PA 2000), 4.05.369
- 2.º, José Correia (Norma M20 FC), 4.09.411
- 3.º, António Rodrigues (Silver Car EF 10), 4.10.646
- 4.º, César Rodriguez (Osella PA 21), 4.13.198
- 5.º, Carlos Vieira (Porsche 991), 4.18.359
- 6.º, Nuno Caetano (Osella PA1 S Evo), 4.17.032
- 7.º, Nuno Guimarães (Silver Car S2), 4.19.273
- 8.º, Luís Delgado (CUPRA Leon Competición), 4.31.094
- 9º, Patrick Cunha (Audi R8 5.2), 4.32.044
- 10.º, Vítor Pascoal (Porsche 991 GT3 Cup), 4.33.045
- 11.º, Gabriela Correia (Mercedes AMG GT4), 4.34.403
- 12.º, Bernardo Garcia Castro (Porsche 997 Gt3 Cup), 4.35.341