Quarta-feira, Dezembro 8, 2021
7.3 C
Braga
InícioBragaCentro de Juventude de Braga acreditado para receber voluntários do Corpo Europeu...

Centro de Juventude de Braga acreditado para receber voluntários do Corpo Europeu de Solidariedade

© CM Braga

O Centro de Juventude de Braga é agora uma das 14 organizações do concelho acreditadas com o selo de qualidade do Corpo Europeu de Solidariedade (CES). Esta distinção coloca a InvestBraga, através desta unidade de negócio, na rota das entidades aptas para acolher voluntários do projeto europeu.

Com a atribuição deste selo à InvestBraga – Centro de Juventude de Braga, a empresa passa agora a estar apta para, na qualidade de organização de suporte e/ou acolhimento, receber e/ou enviar voluntários e, na qualidade de Organização Líder, liderar processos de candidatura aos financiamentos previstos neste programa.

Para Carlos Silva, administrador executivo da InvestBraga, a atribuição deste selo é “a confirmação da qualidade do projeto e da estratégia delineados para o Centro de Juventude de Braga, que aposta no envolvimento da juventude no dia a dia da comunidade através da sensibilização e inclusão dos mesmos em temáticas de relevo”.

Com financiamento através do CES, o Centro de Juventude de Braga irá avançar com a implementação das atividades “SDG’s – Power Vision” e “Peer Mentoring/Coaching”. O primeiro pretende envolver os voluntários no desenvolvimento de iniciativas organizadas pelo Centro de Juventude de Braga que visam a implementação da Agenda 2030, em particular dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Já o segundo pretende trabalhar a área da inclusão, através de modelos de aprendizagem entre pares, aposta em iniciativas de educação não-formal e informal, permitindo ligar os jovens voluntários, que queiram integrar a rede e serem “mentores”, a outros jovens, partilhando com estes, os resultados das suas aprendizagens, com base nas suas experiências.

Pedro Soares, diretor do Centro de Juventude de Braga, destaca a importância da estrutura poder cumprir um dos desígnios para o qual foi criada, “apostando em ações verdadeiramente edificadoras do espírito de solidariedade europeu para os jovens”. “Queremos desenvolver projetos a partir de Braga que provem o caráter globalizador da juventude, oferecendo-lhes ferramentas que contribuam para o desenvolvimento sustentado da nossa sociedade”, acrescenta, sublinhando ainda que “mais do que um espaço onde se possa pernoitar, queremos que o Centro de Juventude de Braga seja um espaço de confluência e debate de ideias e de educação não formal e informal”.

De notar que a obtenção do selo de qualidade do CES permite que as organizações certificadas sejam capazes de realizar atividades de solidariedade de alta qualidade, de acordo com os princípios, objetivos e padrões de qualidade do CES, sendo este selo uma condição prévia para a participação em atividades de voluntariado.

A divulgação de oportunidades é feita no Portal do Corpo Europeu de Solidariedade, onde os jovens se devem registar para concorrem a estas ou para serem selecionados pelas organizações para os projetos.

Teste BTV

Apoie a Braga TV

A Braga TV precisa do seu contributo, caro leitor.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS