Centro de Nanotecnologia de Famalicão cria consola para os carros do futuro
Quarta-feira , Novembro 25 2020 Periodicidade Diária nº 2646
Principal / Região / Vila Nova de Famalicão / Centro de Nanotecnologia de Famalicão cria consola para os carros do futuro

Centro de Nanotecnologia de Famalicão cria consola para os carros do futuro

O CeNTI – Centro de Nanotecnologia e Materiais Técnicos, Funcionais e Inteligentes de Vila Nova de Famalicão e a Simoldes – Plásticos estão a desenvolver uma consola para os carros do futuro.

Já está preparada para a condução autónoma e incorpora várias funcionalidades inteligentes, como avisos quando são esquecidos objetos no seu interior, carregar o telemóvel ou permitir aquecer ou manter a bebida refrigerada.

Esta inteligente consola central automóvel apresenta funcionalidades únicas e que atualmente ainda não estão ao dispor da indústria automóvel, além de responder às atuais necessidades da indústria 4.0 e a valores como a sustentabilidade e a eficiência. Para os condutores, trará uma experiência completamente diferente, com melhor mobilidade e mais conforto.

A consola incorpora também um seletor de mudanças automáticas totalmente inovador, que é atuado através de um simples toque, tendo ainda a capacidade de se recolher quando ativado o modo de condução autónoma. Impulsionar a relação homem-máquina e dar ao utilizador, em cada viagem, mais controlo, autonomia, segurança e tranquilidade são os principais objetivos da consola, que incorpora superfícies interativas, materiais funcionais e inteligentes e sistemas eletrónicos de comunicação.

Na sua produção, foram utilizadas tecnologias avançadas, sistemas de sensorização e de iluminação inovadores, conferindo-lhe maior valor estético e funcional. “Todas as funcionalidades foram desenvolvidas e monitorizadas para se “arrumarem” dentro da consola. Deste modo, além de manter as suas linhas simples, seamless, conseguimos ter uma consola limpa e organizada, transmitindo tranquilidade ao utilizador”, refere Inês Matos, uma das investigadoras responsáveis pelo projeto.

A integração de materiais sustentáveis é também uma das principais características da consola. “Disponibilizar uma consola que é leve e, ao mesmo tempo, amiga do ambiente, é essencial, sobretudo, agora, numa altura em que a economia, a sociedade e a própria indústria automóvel se estão a mobilizar para promover a sustentabilidade”, realça a responsável.

Apesar do impacto da atual pandemia e da queda de produção automóvel em Portugal – que, em março, foi de 46 por cento, segundo dados da Associação Automóvel de Portugal – o setor automóvel continua ser um dos mais importantes para a economia nacional e europeia.

Sobre o CeNTI

Fundado em 2006, o CeNTI – Centro de Nanotecnologia e Materiais Técnicos, Funcionais e Inteligentes – resulta de uma parceria entre três universidades – Aveiro, Minho e Porto – e três entidades tecnológicas, nomeadamente o CITEVE – Centro Tecnológico das Indústrias Têxtil e do Vestuário de Portugal, o CTIC – Centro Tecnológico das Indústrias do Couro e o CEIIA – Centro para a Excelência e Inovação na Indústria Automóvel.

Tem atualmente uma equipa composta por mais de 100 colaboradores e está vocacionado para o desenvolvimento de novos produtos e soluções, tendo por base a nanotecnologia e os materiais funcionais e inteligentes.

Com uma forte ligação ao tecido empresarial, o CeNTI já participou em mais de 170 projetos com a indústria nacional e internacional e possui um portefólio de 67 pedidos de patentes ativas e 35 patentes concedidas.

Sobre a Simoldes – Plásticos

A Simoldes – Plásticos é uma empresa do português Grupo Simoldes, com sede em Oliveira de Azeméis, que atua no setor automóvel desde 1959. É especializada no desenvolvimento e produção de componentes plásticos por injeção e possui uma vasta carteira de clientes, em países como Espanha, França, Alemanha, Reino Unido e Polônia.

A Simoldes é um dos poucos Grupos com capacidade de suporte e produção de componentes automóveis para conceituadas marcas como grupo VW (Audi, SEAT, VW, SKODA), PSA, RSA, TOYOTA, BMW, entre outros.