Quinta-feira, Março 4, 2021
11.1 C
Braga
Início Região Vila Nova de Famalicão Centro de Nanotecnologia de Famalicão cria consola para os carros do futuro

Centro de Nanotecnologia de Famalicão cria consola para os carros do futuro

CeNTI

O CeNTI – Centro de Nanotecnologia e Materiais Técnicos, Funcionais e Inteligentes de Vila Nova de Famalicão e a Simoldes – Plásticos estão a desenvolver uma consola para os carros do futuro.

Já está preparada para a condução autónoma e incorpora várias funcionalidades inteligentes, como avisos quando são esquecidos objetos no seu interior, carregar o telemóvel ou permitir aquecer ou manter a bebida refrigerada.

Esta inteligente consola central automóvel apresenta funcionalidades únicas e que atualmente ainda não estão ao dispor da indústria automóvel, além de responder às atuais necessidades da indústria 4.0 e a valores como a sustentabilidade e a eficiência. Para os condutores, trará uma experiência completamente diferente, com melhor mobilidade e mais conforto.

A consola incorpora também um seletor de mudanças automáticas totalmente inovador, que é atuado através de um simples toque, tendo ainda a capacidade de se recolher quando ativado o modo de condução autónoma. Impulsionar a relação homem-máquina e dar ao utilizador, em cada viagem, mais controlo, autonomia, segurança e tranquilidade são os principais objetivos da consola, que incorpora superfícies interativas, materiais funcionais e inteligentes e sistemas eletrónicos de comunicação.

Na sua produção, foram utilizadas tecnologias avançadas, sistemas de sensorização e de iluminação inovadores, conferindo-lhe maior valor estético e funcional. “Todas as funcionalidades foram desenvolvidas e monitorizadas para se “arrumarem” dentro da consola. Deste modo, além de manter as suas linhas simples, seamless, conseguimos ter uma consola limpa e organizada, transmitindo tranquilidade ao utilizador”, refere Inês Matos, uma das investigadoras responsáveis pelo projeto.

A integração de materiais sustentáveis é também uma das principais características da consola. “Disponibilizar uma consola que é leve e, ao mesmo tempo, amiga do ambiente, é essencial, sobretudo, agora, numa altura em que a economia, a sociedade e a própria indústria automóvel se estão a mobilizar para promover a sustentabilidade”, realça a responsável.

Apesar do impacto da atual pandemia e da queda de produção automóvel em Portugal – que, em março, foi de 46 por cento, segundo dados da Associação Automóvel de Portugal – o setor automóvel continua ser um dos mais importantes para a economia nacional e europeia.

Sobre o CeNTI

Fundado em 2006, o CeNTI – Centro de Nanotecnologia e Materiais Técnicos, Funcionais e Inteligentes – resulta de uma parceria entre três universidades – Aveiro, Minho e Porto – e três entidades tecnológicas, nomeadamente o CITEVE – Centro Tecnológico das Indústrias Têxtil e do Vestuário de Portugal, o CTIC – Centro Tecnológico das Indústrias do Couro e o CEIIA – Centro para a Excelência e Inovação na Indústria Automóvel.

Tem atualmente uma equipa composta por mais de 100 colaboradores e está vocacionado para o desenvolvimento de novos produtos e soluções, tendo por base a nanotecnologia e os materiais funcionais e inteligentes.

Com uma forte ligação ao tecido empresarial, o CeNTI já participou em mais de 170 projetos com a indústria nacional e internacional e possui um portefólio de 67 pedidos de patentes ativas e 35 patentes concedidas.

Sobre a Simoldes – Plásticos

A Simoldes – Plásticos é uma empresa do português Grupo Simoldes, com sede em Oliveira de Azeméis, que atua no setor automóvel desde 1959. É especializada no desenvolvimento e produção de componentes plásticos por injeção e possui uma vasta carteira de clientes, em países como Espanha, França, Alemanha, Reino Unido e Polônia.

A Simoldes é um dos poucos Grupos com capacidade de suporte e produção de componentes automóveis para conceituadas marcas como grupo VW (Audi, SEAT, VW, SKODA), PSA, RSA, TOYOTA, BMW, entre outros.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS