Sexta-feira, Junho 14, 2024
16.2 C
Braga
RegiãoEsposendeCentro de Educação Ambiental de Esposende organiza Semana da Biodiversidade

Centro de Educação Ambiental de Esposende organiza Semana da Biodiversidade

De 19 a 24 de maio.

© CM Esposende

Como forma de assinalar o Dia Internacional da Biodiversidade, que se comemora a 22 de maio, a empresa municipal Esposende Ambiente, com a colaboração do Município de Esposende e de vários parceiros, vai promover, de 19 a 24 de maio, a Semana da Biodiversidade.

O evento decorrerá no Centro de Educação Ambiental (CEA), que se localiza na Rua Conde de Madimba, em Marinhas, integrando um vasto e diversificado conjunto de atividades, procurando envolver toda a comunidade. Assim, o CEA abre portas à comunidade durante o dia de domingo, com um extenso programa de atividades e, durante a semana, desenvolverá atividades vocacionadas para a comunidade educativa concelhia.

O programa inicia-se no domingo, dia 19, pelas 10:00, com a assinatura do protocolo de doação de material fotográfico e videográfico do fotógrafo da natureza Carlos Rio à Esposende Ambiente para ser gerido pelo ao Centro de Educação Ambiental.

Segue-se a abertura da exposição fotográfica “Os nossos vizinhos selvagens”, da autoria de Carlos Rio, e das exposições “Emergência Climática”, da Associação Agir pelo Planeta, e “Curiosos animais” da responsabilidade de alunos do programa “Crescer com a Natureza”.

Ao longo do dia, entre as 11:00 e as 19:00, os visitantes mais jovens poderão praticar atividades radicais, como escalada, rappel e slide, uma ação a cargo da AKTIVSPORT.

O programa contempla também um conjunto de oficinas e workshops, teatro e momentos culturais e musicais.

No período da manhã, alunas do Curso de Técnico de Ação Educativa da Escola Profissional de Esposende vão realizar a Hora do conto e oficina de expressão plástica “O sonho de uma borboleta”. Outra das propostas é o Workshop “Hoje é dia de: Técnicas de relaxamento e Yoga”, uma sessão teórico-demonstrativa sobre técnicas que podem ser usadas na indução do relaxamento, complementada com aula de yoga. Na rubrica “Hoje é dia de…refeições sustentáveis”, será realizada uma sessão demonstrativa da arte de cozinhar com sustentabilidade, seguida de momento de degustação dos pratos confecionados.

Já no período da tarde, decorrerá a Oficina “O saber não ocupa lugar: pintar azulejos”, uma ação com motivos dedicados à biodiversidade marinha, orientada por Cristina Vilarinho. A companhia Itinerante Enredo apresentará o Teatro “A árvore Livreira”, encenação adaptada do livro “O Romance da Raposa” de Aquilino Ribeiro. Outra das propostas é a Oficina “Roda de Olaria e Figurado para crianças”, em que os participantes experimentam a roda de olaria e criam uma figura com as suas mãos, orientada pela Associação Agir pelo Planeta.

Para as 16:30 está previsto um momento de degustação de produtos locais “Saborear Esposende”, seguindo-se, às 17:00, um momento cultural de poesia e música pelo GPUM – Grupo de Poesia da Universidade do Minho, e às 18:00, a encerrar o primeiro dia da Semana da Biodiversidade, terá lugar a atuação musical protagonizada por Margarida Anjos e Tomás Machado, participantes na edição de 2022 do “The Voice Portugal”.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES