Sábado, Junho 22, 2024
14.5 C
Braga
BragaCentenas de bombeiros vão testar limites em Braga ao subir o...

Centenas de bombeiros vão testar limites em Braga ao subir o Bom Jesus do Monte

© CM Braga

O Bom Jesus do Monte, em Braga, volta a ser palco de mais uma edição do “Escadórios da Humanidade”, maior prova europeia entre bombeiros que vão testar a sua resistência ao subir os 566 degraus do santuário com 30 quilos de equipamento.

A prova realiza-se no dia 30 de setembro e é organizada pela Associação Família de Elite e a ADN Eventos Desportivos, com o apoio da Câmara Municipal de Braga.

Centenas de bombeiros vão subir os escadórios do Bom Jesus do Monte em contrarrelógio com o equipamento completo de proteção individual: casaco de fogo, botas, calças, cogula, luvas, capacete e aparelho respiratório isolante de circuito aberto. A organização explica que esta prova é “um exercício de superação para os bombeiros portugueses e europeus que vão testar os seus limites e uma forma de demonstrar a forma como os bombeiros se preparam para a sua missão ao disputar a classificação, num cenário paradisíaco”.

Em 2022, a prova “Escadórios da Humanidade” teve cerca de 825 bombeiros e 131 bombeiras, pertencentes a 136 corporações.

A edição de 2023 promete surpreender pelo número de recordes já alcançados, mesmo antes da sua realização, sendo cada vez mais internacional, conforme comprova já o crescendo das inscrições de participantes de diversos continentes.

Os bombeiros portugueses, bem como os colegas europeus, destacam esta prova como “referência mundial pela sua enorme complexidade e dificuldade, pela sua capacidade de superação que os atletas têm de demonstrar quer a sua destreza física, mas também psíquica, que implica um final de prova muito doloroso para todos, como se tem assistido ao longo de todos os anos”.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES