Quinta-feira, Abril 15, 2021
18.9 C
Braga
InícioEducaçãoCelorico de Basto prepara jovens para o Ensino Superior

Celorico de Basto prepara jovens para o Ensino Superior

DR

Jovens do 12º do Agrupamento de Escolas de Celorico de Basto participaram numa ação digital que lhes permitiu conhecer a oferta educativa da Universidade do Porto.

A ação insere-se no Plano de atividades da Mostra Educativa e Profissional promovida pelo programa “CLDS 4G Celorico+Social”, em parceria com o Município de Celorico de Basto e o Agrupamento de Escolas.

“A Câmara Municipal de Celorico de Basto tem um papel fundamental para apoiar e dinamizar esta mostra educativa, de forma a proporcionar mais e melhor informação aos alunos para que as opções e escolhas sejam o mais conscientes e informadas, e possam contribuir para que os jovens tenham um futuro mais promissor e feliz. Esta parceria é uma conjugação de recursos e potencialidades para criar mais um recurso de orientação aos alunos”, refere a Autarquia.

“Nestes tempos particularmente únicos, é crucial encontrar meios e formas de dar aos alunos as mesmas oportunidades daqueles que outrora participaram na Mostra Educativa e Profissional e tiveram a oportunidade de observar e conhecer as ofertas educativas e profissionais disponíveis. Obviamente que o formato é outro, menos abrangente mas com o mesmo intuito e, acreditamos que será muito benéfico e orientador para os jovens que agora terminam o 12º ano”, sublinha Elisabete Coelho, coordenadora do CLDS 4G.

A participar na ação, através da plataforma zoom, estiveram 55 alunos de 3 turmas do 12º ano, 2 turmas do curso de Ciências e Tecnologias e 1 turma de Línguas e Humanidades.

Durante a ação, foi apresentada a história desta universidade e todo o tipo de apoios de ação social existentes e que os alunos poderão recorrer aquando da sua ingressão naquela universidade. Após esta apresentação, os alunos foram instigados a escolher entre duas faculdades de acordo com a sua orientação académica, a Faculdade de Ciências e a Faculdade de Letras. Assim, foram encaminhados para duas salas individuais de acordo com a sua opção, onde puderam ouvir atentamente todas as informações úteis relativas à faculdade desde as médias de acesso, os cursos que dispõe, as novas ofertas educativas e as saídas profissionais.

“Apesar do ensino à distância, a Mostra Educativa é sempre uma mais-valia porque auxilia os nossos alunos nas suas escolhas, indo de encontro às suas expectativas e necessidades especificas quando estamos a falar na progressão dos estudos e inserção no ensino superior”, disse Carla Nunes, membro da Direção do Agrupamento de Escolas.

Já Ana Costa, psicóloga do Agrupamento de Escolas, salienta que “para os alunos, é fundamental este contacto com os profissionais das diferentes instituições de ensino, mais conhecedores das ofertas que dispõem e por isso, mais motivadores e esclarecedores juntos de muitos alunos, que ainda se vêm com dúvidas no que pretendem seguir no término do secundário”.

“Além desta mostra, temos os serviços de apoio psicológico e o Sagaz, apoios muito necessários e úteis que ajudam os jovens a conhecer-se a si próprios e perceber quais os seus reais objetivos profissionais e/ou académicos. Desenvolvemos ações de orientação em grupo, mas estamos disponíveis para sessões individuais sempre que os alunos necessitem”, reforçou a psicóloga.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS