A Casa da Cultura de Vieira do Minho acolheu, no sábado, a festa de encerramento da atividade letiva da Universidade Sénior de Vieira do Minho e do Conservatório de Música.
O momento, de festa e diversão, juntou professores, alunos e familiares, permitindo a apresentação do Grupo Folclórico da Universidade Sénior e do Grupo de Cavaquinhos e Cantares.
A funcionar na Casa da Cultura, a Universidade Sénior é um projeto do Município de Vieira do Minho, que pretende ser um local de aprendizagem, mas sobretudo de convívio. Para muitos, é uma ocupação dos tempos livres, para outros é um incentivo para aprender mais. É, também, uma forma de combater a solidão e o isolamento e promover a troca de experiências.
Este projeto conta com mais de uma centena de alunos, uma dúzia de disciplinas, lecionadas voluntariamente e pensadas de acordo com as necessidades, gostos e apetências dos seniores.
De segunda a sexta-feira, o grupo divide o seu tempo entre as aulas de inglês, canto coral, danças, informática, pintura, cavaquinhos, ginástica, hidroginástica e psicologia. “Aqui as aulas são vividas intensamente por alunos empenhados que, na bagagem, trazem sempre uma ou outra história para contar”, refere a autarquia.
Paralelamente ao encerramento da atividade letiva da Universidade Sénior, aconteceu, ainda, a apresentação final do Conservatório de Verão, no qual participaram cerca de 70 alunos do Conservatório de Música de Guimarães e Vieira do Minho. Durante uma semana, os alunos do Conservatório de Música participaram num conjunto de atividades lúdicas e musicais em Vieira do Minho e Guimarães.
A apresentação do Coro, da Orquestra e do Ensemble de Guitarras foi o culminar de uma semana de intensa atividade.
O presidente do Município de Vieira do Minho, António Cardoso, esteve presente na Casa da Cultura para participar na iniciativa que juntou duas gerações: os alunos da Universidade Sénior e os jovens do Conservatório de Música. O autarca felicitou os grupos pelos “excelentes momentos que proporcionaram ao público presente e demonstrou total disponibilidade para continuar a apoiar as duas instituições”.