A reinterpretação dos temas tradicionais das Festas de São João de Braga são o mote do projeto “São João hoje”, cujo trabalho foi desenvolvido ao longo destes dois últimos anos e que pretende revisitar o cancioneiro sanjoanino bracarense, adaptando-o às sonoridades do século XXI.
A par da revisitação das sonoridades musicais, o projeto tem continuidade num livro, de forma a que seja possível preservar a cultura tradicional associada ao património imaterial das Festas. O livro é, inclusive, uma ferramenta pedagógica para que todos possam aprender a cantar e a entoar as músicas que não podem faltar no São João de Braga.
Esta é uma das grandes novidades para 2022 e é um projeto que conta com a coordenação musical de Daniel Pereira Cristo e a colaboração de muitas vozes e personalidades bracarenses. Esta apresentação marcará o arranque oficial das Festas, na noite de 15 de junho, coincidindo com o momento já conhecido como “Faça-se Luz”.
Para Firmino Marques, presidente da Associação de Festas de São João de Braga, “esta marca será de especial importância para a defesa e preservação das nossas marcas identitárias e culturais”.
A par desta novidade, já se vêm pelas ruas as típicas ornamentações e decorações sanjoaninas, em alguns espaços emblemáticos da cidade.