O Caminho da Geira e dos Arrieiros, caminho que liga Braga a Santiago de Compostela, é destaque num guia turístico publicado pelo Turismo do Porto e Norte de Portugal. O caminho é descrito como “mágico, dos mais peculiares e uma verdadeira viagem por diversas épocas da história”.
O Guia Turístico da Reserva da Biosfera Transfronteiriça Gerês-Xurés dedica um capítulo de 28 páginas, intitulado “Ficha de Proposta de Programa Turístico Caminho da Geira e dos Arrieiros”, ao itinerário jacobeu que liga Braga a Santiago de Compostela.
Segundo os autores da obra, composta por um total de 124 páginas, “trata-se de um dos caminhos mais peculiares existentes em Portugal, com uma envolvente histórico-cultural de elevada importância e o enquadramento do Parque Nacional da Peneda-Gerês, de extrema relevância”.
“É uma verdadeira viagem pelas diversas eras da história, com os vestígios existentes a dotarem o caminho de uma envolvência única”, adianta o Guia Turístico da Reserva da Biosfera Transfronteiriça Gerês-Xurés, frisando que o Caminho da Geira e dos Arrieiros tem “passagens por reservas naturais de inigualável valor”.
É um traçado “genuíno, com desafios físicos e espirituais, em comunhão com a natureza e a história, que se “integra de forma natural na história das regiões que atravessa”.
“O percurso torna-se um complexo e intrincado circuito arqueológico romano, com uma passagem de 30 quilómetros pelo Parque Nacional da Peneda-Gerês, através da Geira Romana, mantendo muito do seu traçado original, por diversos pontos de interesse, envolvidos por um ambiente de beleza natural incomparável no contexto nacional”, refere o capitulo relativo ao itinerário, desenvolvido pela Idtour.
O percurso é marcado por um conjunto maioritariamente epigrafado de miliários na Geira Romana, “caso único no território mundial devido à sua extensão e densidade por milha”, constituindo esta “viagem um verdadeiro marco de envolvência cultural e paisagística”, que se tornam “parte da magia do trajeto”.
A primeira edição do Guia Turístico da Reserva da Biosfera Transfronteiriça Gerês-Xurés, de seis mil exemplares, datada de março de 2021, propõe que o Caminho da Geira e dos Arrieiros seja percorrido a pé em 14 etapas. A abordagem ao percurso está dividida em 17 subcapítulos.
Um mapa e uma infografia da proposta de etapas, a ficha técnica do percurso, códigos QR para mais informação, a descrição detalhada das atrações/atividades e o que visitar ao longo do caminho são alguns dos temas abordados pelos autores do guia. Os eventuais impactos naturais e culturais, a integração da base económica e a atratividade turística são outros assuntos focados.
Recorde-se que o Caminho da Geira e dos Arrieiros foi apresentado em 2017 em Ribadavia (Galiza) e Braga, reconhecido pela Igreja em 2019, reconhecido pela associação de municípios transfronteiriços Eixo Atlântico em 2020 e é um itinerário oficial da Peregrinação Europeia de Jovens do Ano Santo Jacobeu 2021/22.
Este percurso de 240 quilómetros destaca-se por incluir patrimónios únicos no mundo: a Geira Romana e a Reserva da Biosfera Transfronteiriça Gerês-Xurés. Além disso, o seu traçado é um dos escassos cinco que ligam diretamente à Catedral de Santiago de Compostela.