Domingo, Fevereiro 25, 2024
13.4 C
Braga
InícioRegiãoVila Nova de FamalicãoCâmara de Famalicão cede terreno para implementação do projeto “Casa”

Câmara de Famalicão cede terreno para implementação do projeto “Casa”

© CM Famalicão

A Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão formalizou, na terça-feira, a cedência de um terreno com nove mil metros quadrados na União de Freguesias de Famalicão e Calendário à Associação Dar as Mãos, para a construção de um espaço residencial para cidadãos que se encontrem em situação de sem abrigo e famílias em situação de emergência social.

“É um projeto ambicioso que colocará no terreno mais uma resposta social valiosa no combate à desigualdade e no apoio aos cidadãos em situação mais vulnerável”, destaca o presidente da Câmara Municipal, Mário Passos.

A assinatura da escritura de cedência do terreno foi “um pequeno passo de um longo processo”, comenta Agostinho Fernandes, presidente da direção da Associação Dar as Mãos. O representante da instituição demonstrou gratidão pelo apoio da Câmara Municipal, “um parceiro nesta viagem”, na materialização de um projeto que “certamente vai beneficiar os famalicenses mais necessitados”.

O projeto “Casa” ficará instalado na travessa Vasco da Gama, no lugar do Pelhe, e resultará de um investimento na ordem dos 2,5 milhões de euros, sendo que uma parte será financiada no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), através do Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU).

O arranque das obras está previsto para o início de 2024 e inclui a construção de alojamento de emergência, com quartos individuais para 32 pessoas adultas e alojamento de transição para quatro agregados familiares, assim como áreas de apoio e técnicas e espaços para o crescimento pessoal, educacional e bem-estar, visando a capacitação e a formação profissional de pessoas sem abrigo, com deficiência e em situação de carência socioeconómica.

LEIA TAMBÉM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES