Sexta-feira, Dezembro 3, 2021
7.2 C
Braga
InícioAtualidadeBraga: SYnergia vence Prémio Bairro Feliz com projeto “Biblioteca de Jardim”

Braga: SYnergia vence Prémio Bairro Feliz com projeto “Biblioteca de Jardim”

© SYnergia

A Associação Juvenil SYnergia, em Braga, recebeu esta quarta-feira o Prémio Bairro Feliz, uma iniciativa do Pingo Doce para premiar um projeto que apoie e melhore a comunidade local. O projeto vencedor visa a abertura de uma Biblioteca de Jardim, um espaço inclusivo adaptado a várias necessidades, onde a leitura será um fator de união de gerações.

Entre os dias 28 de setembro e 2 de novembro, os vizinhos de cada bairro de todo o território de Portugal Continental e da Região Autónoma da Madeira, através da Moeda Bairro Feliz, recebida por cada compra igual ou superior a dez euros nas lojas Pingo Doce, puderam votar na causa preferida, que irá ajudar a melhorar o seu bairro ou apoiar um projeto da comunidade. Pesados os mealheiros, foi o projeto “Biblioteca de Jardim”, da Associação Juvenil SYnergia, que saiu vencedora da presente edição na cidade de Braga.

“Se nos ajudares a ler, melhor vamos viver”. É este o mote de uma iniciativa que nasce já do hábito da Associação Juvenil SYnergia de ajudar a ultrapassar necessidades e de unir a comunidade local e internacional de todas as gerações, sem distinção.

A idealização deste projeto surgiu devido à movimentação existente no nosso Centro de Artes e Desporto Inclusivo. Inaugurado em outubro de 2019, o espaço recebe diariamente dezenas de idosos de Universidades Seniores, jovens oriundos de vários países europeus, utentes com necessidades especiais e comunidade em geral. Deste modo, a “Biblioteca de Jardim” surge da crença que os projetos inclusivos são os que juntam todos sem distinção e, por isso, pretendemos abrir uma biblioteca inclusiva, adaptada a várias necessidades e onde a leitura seja um fator de união de gerações.

“Com a abertura da Biblioteca de Jardim SYnergia, conseguiremos unir estes diferentes públicos, estimularemos as diferentes gerações para o gosto pela leitura e, mais importante, permitiremos nesta fase difícil que vivemos uma possibilidade de voltar à comunicação entre todos e com a segurança que exige”, revela Ricardo Sousa, presidente da Associação Juvenil SYnergia.

“Com as implicações da fase que vivemos, que nos levou a repensar e a alterar o formato das atividades, este espaço ao ar livre e aberto a toda a comunidade poderá juntar dezenas de pessoas, em segurança, e permitirá perseguirmos o objetivo intergeracional que sonhamos. Conseguir apresentar à comunidade na Praça Francisco Araújo Malheiro uma Biblioteca de Jardim será uma mais valia para as crianças (que estão mais tecnológicas e não estão motivadas para o livre) e para combater a solidão dos idosos”, finaliza Ricardo Sousa.

Teste BTV

Apoie a Braga TV

A Braga TV precisa do seu contributo, caro leitor.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS