Segunda-feira, Maio 27, 2024
16.6 C
Braga
ReportagemBraga recebe Fórum do Desporto para debater planeamento de estruturas das modalidades...

Braga recebe Fórum do Desporto para debater planeamento de estruturas das modalidades desportivas

© Sandra Antunes

A cidade Braga vai receber um Fórum do Desporto para debater questões e planeamento de estruturas das modalidades desportivas. Esta iniciativa irá decorrer na próxima sexta-feira, 17 de novembro, às 21:00, no Auditório da Junta de Freguesia da Sé, com entrada livre.

A apresentação do evento decorreu na manhã desta segunda-feira, na Junta de Freguesia de Maximinos, e partiu de um cidadão da União de Freguesias de Maximinos, Sé e Cividade.

Luís Pedroso, presidente da União de Freguesias de Maximinos, Sé e Cividade, realçou a importância de realizar e apoiar este evento para impulsionar o crescimento do movimento associativo. “Vamos fazer este fórum dando voz ao nosso freguês Jorge Silva que lançou-nos o desafio. Ele está um pouco ligado ao fenómeno desportivo e entendeu a nossa União de Freguesias associar-se e ajudar na realização desta iniciativa. Infelizmente não temos muito movimento associativo desportivo um pouco por causa da Covid-19. É precisamente por isso que vamos realizar este fórum para fomentar um bocadinho nas pessoas o ‘bichinho’ de multiplicar o movimento associativo”, explicou o autarca.

© Sandra Antunes

De acordo com Jorge Silva, este fórum pretende esclarecer a comunidade sobre as questões das modalidades do desporto desde o financiamento, a organização, a arbitragem e o planeamento de estruturas desportivas.

“Pensámos, por exemplo, nas questões do desporto, nomeadamente o financiamento, a arbitragem, a organização e o planeamento de estruturas desportivas que nos ultrapassam enquanto adeptos ou meros praticantes. De facto, a todos nos diz respeito porque nós próprios acabámos também por debater essas questões onde a arbitragem é uma delas e a mais sonante de todas. Quero salientar algo de importante, olhando para o cartaz onde vamos falar do financiamento, da arbitragem e do planeamento. Pode parecer que está mais ligado ao futebol, mas isto é transversal a várias modalidades desportistas. A questão do planeamento de estruturas vai desde a forma como se organiza a estrutura humana e física e como a envolvência da relação com os vários dinamismos que estão inerentes à organização do desporto”, referiu Jorge Silva.

O cidadão explicou que o financiamento também é transversal a várias modalidades e a arbitragem, não está só ligada ao futebol, mas a várias outras modalidades. “Parece-me também importante que as pessoas tenham espaço para dar o seu parecer em relação a estas temáticas, porque uma coisa é quem está por dentro a dar a sua opinião, mas quem está por fora tem uma visão diferente das coisas e, por isso, é importante chamar essas pessoas para debater. É nesse sentido que convidava toda a comunidade a estar presente na próxima sexta-feira”, salientou.

Esta iniciativa contará com a presença de Sameiro Araújo, vice-presidente e vereadora da Câmara Municipal de Braga, e de Luís Pedroso, presidente da autarquia local. O evento contará com um momento musical a cargo dos Why Knot. 

O Fórum do Desporto conta com o apoio da União de Freguesias de Maximinos.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES