Quarta-feira, Setembro 22, 2021
22.4 C
Braga
InícioBragaBraga: PS quer criar plataforma sinérgica para associações e coletividades de São...

Braga: PS quer criar plataforma sinérgica para associações e coletividades de São Vicente

© PS São Vicente

A candidatura do Partido Socialista a São Vicente, em Braga, liderada por António Silva, continua o seu périplo de visitas às coletividades da freguesia. A equipa socialista reuniu com a Rusga De São Vicente de Braga e a Associação CANJA.

“A visita à Rusga de São Vicente de Braga, Grupo Etnográfico do Baixo Minho, que recentemente celebrou o seu 55.º aniversário, desenvolveu-se em torno da atividade realizada pela coletividade, a sua expressão na freguesia, na cidade e na região, sendo que, os pontos da análise mais evidenciados foram, a falta de jovens a participar na vida da coletividade e como alterar essa situação, bem como os apoios diminutos por parte do atual executivo da Junta Freguesia”, disse António Silva.

Aquando questionado por José Pinto, presidente da Rusga de São Vicente, sobre quais as propostas o Partido Socialista apresenta para as associações e coletividades, António Silva destacou “a criação de uma plataforma sinérgica que seja agregadora de todos as associações e coletividades da freguesia” e que a mesma “terá como base um modelo conceptual de Tripla Hélice, conjugando a Junta Freguesia, Associações/Coletividades e os vicentinos”.

“A plataforma terá como objetivos centrais a promoção de boas praticas, agregador de conhecimento e valor, e a interação entre as mesmas. É fundamental dos dias atuais criar uma dinâmica de interajuda que potencie cada uma e o seu todo, e dessa forma ajudar na identificação e acompanhamento para a elaboração de candidaturas a fundos comunitários ou subsídios, tendo em vista a criação de ‘consórcios’ entre as mesmas, de forma a potenciar e a majorar a valorização dessas mesmas candidaturas”, sublinha o socialista.

Com base nesta “agregação” de coletividades e associações, o candidato à Junta de São Vicente pretende também criar ações envolvendo as mesmas e a freguesia. “Como por exemplo, no dia de São Vicente, pretendemos ter uma série de iniciativas a realizar por diversos pontos da freguesia com o cunho pessoal das associações e coletividades, dinamizar a cultura exemplo disso será resgatar, melhorar e devolver aos vicentinos o festival Palcolândia. É necessário transformar a freguesia dando-lhe cor e vida com iniciativas para todos”, refere António Silva.

Já na reunião com os órgãos oficiais da CANJA – Associação de Centros de Apoio Nacional a Jovens e Adultos de Braga, o Partido Socialista reforçou a proposta da criação sinérgica plataforma sinérgica. “Aldina Oliveira, presidente da CANJA, falou-nos da abrangência enorme que a associação tem ao nível dos apoios prestados, que para além de servir os vicentinos, serve também inúmeras pessoas das mais variadas freguesias da cidade de Braga, e que neste momento já recebe pedidos de outras localidades fora da cidade”, realça o candidato.

“O projeto de desenvolver uma plataforma de associações e coletividades da freguesia, com objetivos, tarefas e propostas concertas, como por exemplo o caso da elaboração de candidaturas a fundos comunitários, para despertar as associações e coletividades para um novo paradigma da causa pública foi recebida com recetividade e disponibilidade em ambas as reuniões”, finalizou.

Apoie a Braga TV

A Braga TV precisa do seu contributo, caro leitor.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS