Sábado, Dezembro 3, 2022
6 C
Braga
InícioBragaBraga procedeu à limpeza de 349 Kg de resíduos sólidos

Braga procedeu à limpeza de 349 Kg de resíduos sólidos

© CM Braga

No âmbito do Programa de Valorização Ambiental das Freguesias, o Município de Braga procedeu à limpeza de 349 Kg de resíduos sólidos espalhados por 10 freguesias do concelho, nomeadamente Tebosa, Tadim, Sequeira, Morreira, Trandeiras, Aveleda, Figueiredo, Maximinos, Este São Mamede e Este São Pedro.

Altino Bessa, vereador do Ambiente do Município de Braga, aproveitou a ocasião para alertar para o problema da existência de lixeiras, espalhadas pelo concelho, onde se encontram todo o tipo de resíduos, tais como eletrodomésticos, pneus e colchões ou entulho das obras, entre outros.

“Além do impacto paisagístico negativo, as lixeiras prejudicam o meio ambiente e a biodiversidade, são fontes de poluição, afetam a saúde pública, representam uma despesa para os contribuintes e são um péssimo exemplo para as pessoas que, por via da existência de uma lixeira, acabam por depositar também nesses locais o seu lixo, criando assim lixeiras de maiores dimensões”, referiu, salientando, ainda assim, que se verificou uma redução significativa do lixo encontrado em relação ao ano anterior, em que foram retiradas 1.312 toneladas de resíduos sólidos.

No âmbito desta ação foram ainda identificadas situações de depósito de lixo de maior dimensão junto de contentores de lixo, bem como a colocação de lixo fora dos contentores.

A iniciativa permitiu sensibilizar os cidadãos para este tema e promover a educação ambiental dos adultos que, por via dos seus hábitos, transmitem aos mais novos comportamentos errados.

Por fim, o vereador sublinhou a necessidade da população adoptar práticas de vigilância, denunciando às autoridades os responsáveis pelo depósito de resíduos através do número de telemóvel 969 064 237 ou dos seguintes emails: [email protected][email protected] ou [email protected].

Se possível, as denúncias devem ser acompanhadas de fotografias, nomes ou contactos que permitam identificar os infratores.

A equipa da Proteção Civil de Braga afeta às questões Ambientais passará também a efectuar ações de fiscalização destes casos.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS