Domingo, Maio 26, 2024
21.6 C
Braga
BragaBraga: Pároco de São Lázaro torna-se o Bispo mais novo de Portugal

Braga: Pároco de São Lázaro torna-se o Bispo mais novo de Portugal

© Arquidiocese de Braga

D. Roberto Rosmaninho Mariz, Pároco de São Lázaro, em Braga, foi nomeado, esta sexta-feira, pelo Papa Francisco, Bispo Titular de Vita e Auxiliar da Diocese do Porto. Com esta nomeação, torna-se o bispo mais novo de Portugal.

Ainda não foi divulgada a data da ordenação episcopal.

O novo bispo nasceu em São Pedro de Rates, na Póvoa de Varzim, a 13 de janeiro de 1974, tendo sido ordenado sacerdote em 19 de julho de 1998, incardinado na Arquidiocese de Braga.

Foi Pároco da Paróquia de São João Evangelista em Atães, de Santo Estevão em Barros, de Santa Marinha em Penascais e São Mamede em Vilarinho, todas no Arciprestado de Vila Verde. De 2000 a 2006 foi Arcipreste do Arciprestado de Vila Verde. Mais tarde foi Pároco das Paróquias de São Paio em Vila Verde e de Santa Eulália em Loureira. Nessa época foi também Capelão da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila Verde, Capelão da Santa Casa da Misericórdia de Vila Verde e Tesoureiro do Instituto Diocesano de Apoio ao clero (IDAC). 

Desde 30 de setembro de 2006 é Pároco da Paróquia de São José de São Lázaro na cidade de Braga. De 2012 a 2017 foi também Pároco da Paróquia de São Pedro em Lomar, na cidade de Braga. 

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES