Sábado, Abril 13, 2024
19.6 C
Braga
ReportagemBraga: Padim da Graça honrou Nossa Senhora da Graça com grandiosa Procissão...

Braga: Padim da Graça honrou Nossa Senhora da Graça com grandiosa Procissão dos Rosários 

© Angélica Antunes

A freguesia de Padim da Graça, em Braga, honrou Nossa Senhora da Graça com a grandiosa Procissão dos Rosários, que se realizou na manhã deste domingo. Cerca de 100 figurados deram cor e brio a este cerimónia religiosa que contou, pela primeira vez, com a presença do presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio.

© Angélica Antunes

No final da cerimónia, o autarca realçou a importância destas festividades no concelho de Braga. “Esta dimensão religiosa é uma poderosa ferramenta de fortalecimento do espírito de comunidade que existe em cada uma das nossas freguesias e em cada uma das nossas paróquias. Aqui, em Padim da Graça, foi isso que nós sentimos durante estes dias com uma grande mobilização de toda a comunidade e uma grande participação dos que tornaram possível cada uma das atividades do programa religioso da freguesia”, referiu Ricardo Rio.

© Angélica Antunes

Por seu turno, João Rodrigues, presidente da Comissão de Festas de Nossa Senhora da Graça, enalteceu o apoio da população para o sucesso destas festividades. “A população de Padim da Graça vive as festas com muita emoção e contribui muito para a sua realização. Sem a ajuda da comunidade, era impossível realizar estas festividades que decorrem ao longo de uma semana com celebrações religiosas e animação musical”, disse João Rodrigues.

© Angélica Antunes

Nuno Silva, presidente da Junta de Padim da Graça, regozijou-se com as grandiosas festividades da freguesia, elogiando a mobilização da comunidade. “A Festa de Nossa Senhora da Graça é inexplicável. Falei há pouco com o presidente da Câmara de Braga para tentar dar uma ideia desta dimensão festiva e eu próprio, que sou cá residente, não consigo explicar este fenómeno que acontece ano após ano e que traz multidões às ruas de Padim da Graça para assistirem a estes atos religiosos. É uma fé inabalável que temos por Nossa Senhora da Graça e talvez seja esse motivo que faz encher este adro da capela e as ruas. Acima de tudo, é demonstrar que o povo nesta data une-se em torno de uma imagem que nós veneramos muito, que é a Senhora da Graça, e a fé que temos em torno dessa imagem faz-nos regressar a este ponto que é a capela que a venera”, explicou Nuno Silva.

© Angélica Antunes

Nuno Silva falou que as obras na capela de Nossa Senhora da Graça estão por concluir, recordando que a freguesia está a concorrer ao Orçamento Participativo com um projeto para reabilitá-la. “Estamos neste momento em obras e precisamos da ajuda de todos para as concluir. Faço um apelo, uma vez que estamos a participar no Orçamento Participativo, para votarem no projeto. É uma grande ajuda para podermos fazer face às despesas que ainda faltam pagar na conclusão das obras. A votação está a decorrer até ao final deste mês e espero que o nosso projeto possa ser eleito para a verba ser canalizada para as obras na capela”, reforçou.

© Angélica Antunes

O autarca lembrou que a Batalha das Flores, que decorre esta segunda-feira, é também um momento alto destas celebrações religiosas. “A Batalha das Flores é um ato único com uma cerimónia religiosa que começa às 20:00, culminando com esse ato maravilhoso que nós chamamos de ‘batalha’, mas não é nada mais que uma declaração de amor que temos à Senhora da Graça. Todos os padinenses, e não só, trazem pétalas de flores e esperam ansiosamente pelo termo do ato religioso para atirar as flores até a imagem chegar ao altar onde será depositada, esperando mais um ano pela festa que virá em 2024”, sublinhou.

© Angélica Antunes

O presidente aproveitou para agradecer à população em geral, à Comissão de Festas de Nossa Senhora da Graça, à Confraria de Nossa Senhora da Graça, ao presidente da Câmara Municipal de Braga e ao Município pelo licenciamento da festa e aos membro do Executivo da Junta de Freguesia.

© Angélica Antunes

A procissão contou também com a presença de Pedro Roriz, secretário da Junta de Freguesia de Padim da Graça, e de Sandra Rodrigues, tesoureira da Junta.

A reportagem teve o apoio à produção da Junta de Freguesia de Padim da Graça

 

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES