Braga ornamenta-se para receber a Semana Santa
Segunda-feira , Setembro 21 2020 Periodicidade Diária nº 2581
Principal / Cultura / Braga ornamenta-se para receber a Semana Santa

Braga ornamenta-se para receber a Semana Santa

A cidade de Braga prepara-se para viver as solenidades da Semana Santa, que se realiza de 12 a 21 de abril. A Semana Santa de Braga é considerada como a mais vistosa e famosa de todas no país, trazendo, anualmente, milhares de devotos para viverem este momento único repleto de tradições seculares.

Procissões da Semana Santa:

  • Trasladação da Imagem do Senhor dos Passos: 13 de abril às 21h30 – Igreja de Santa Cruz -Procissão em que se faz a Trasladação da Imagem do Senhor dos Passos, da Igreja de Santa Cruz para a Igreja do Seminário, percorrendo a Rua do Anjo, Largo de Santiago (onde serão cantados o Miserere e outros motetes), e Largo de S. Paulo.
  • Benção e Procissão dos Ramos: 14 de abril às 11h00 – Igreja do Seminário (Largo de S. Paulo) – O Arcebispo procede à solene bênção dos ramos. Em seguida, desfila a Procissão dos Ramos em direção à Catedral, percorrendo a Rua D. Gonçalo Pereira.
  • Procissão dos Passos: 14 de abril às 17h00 – Sai da igreja do Seminário – A Procissão dos Passos é o primeiro grande cerimonial da Semana Santa de Braga.
  • Procissão de Nossa Senhora da Burrinha: 17 de abril às 21h30 – Sai da Igreja de S. Victor – Surge como evocação da procissão de Nossa Senhora das Angústias que marcou o quotidiano da freguesia desde a segunda metade do século XVIII e que integrava uma imagem de Nossa Senhora montada numa burrinha, que a tornou numa das mais populares da cidade de Braga.
  • Procissão do Senhor “Ecce Homo”: 18 de abril às 21h30 – Sai da Igreja da Misericórdia – Popularmente conhecida como a procissão do Senhor da Cana Verde ou dos Fogaréus, evoca o julgamento de Cristo, quando Pilatos, dirigindo-se à multidão, proclamou: “Eis o Homem”, que em latim se pronuncia “Ecce Homo”.
  • Procissão do Enterro do Senhor: 19 de abril às 21h30 – Sai da Sé Catedral – A Procissão do Enterro do Senhor é a mais imponente e solene manifestação pública da Semana Santa de Braga, recordando a morte e a deposição de Jesus Cristo.