Terça-feira, Maio 28, 2024
14.3 C
Braga
ReportagemBraga: Majestosa Procissão dos Rosários levou multidão a Padim da Graça

Braga: Majestosa Procissão dos Rosários levou multidão a Padim da Graça

A Procissão em honra de Nossa Senhora da Graça foi engrandecida com a presença do Arcebispo de Braga e dos fiéis que a acompanharam.

© Angélica Antunes

A freguesia de Padim da Graça, em Braga, volta a celebrar Nossa Senhora da Graça. Na manhã deste domingo decorreu um dos pontos altos das festividades com a Majestosa Procissão dos Rosários, que foi engrandecida com a presença do Arcebispo de Braga, D. José Cordeiro, e dos fiéis que a acompanharam.

Foram cerca de 350 participantes que deram cor e brio a esta cerimónia religiosa que contou com a presença de Olga Pereira, vereadora da Câmara Municipal de Braga.

© Angélica Antunes

No final do cortejo religioso, Olga Pereira enalteceu o trabalho da comunidade de Padim da Graça na concretização desta tradição. “Tenho uma palavra de profundo agradecimento por aquilo que conseguimos testemunhar esta manhã. Esta prova de entrega às tradições da comunidade local, uma cerimónia religiosa lindíssima que nos acompanhou pelas ruas da freguesia e que nos permitiu ver o que é e o significado que tem de união de toda uma comunidade envolvente e um desígnio comum que, neste caso, é um desígnio religioso, a celebração e a evocação de Nossa Senhora da Graça que nos deu a graça de trazer o sol no dia de hoje e que tornou a festa tão bonita”, disse a vereadora.

© Angélica Antunes

Por seu turno, Carlos Sousa, presidente da Comissão de Festas de Nossa Senhora da Graça, regozijou-se por ver muita gente a participar no cortejo religioso, mas também nas noites da festa. “É sempre um orgulho ver tanta gente na festa com estas dimensões onde o povo aparece com carinho e recebem-nos nas ruas a saudar a Comissão de Festas e a Confraria de Nossa Senhora da Graça. Temos aqui um ano de trabalho. Colocámos um pouco as nossas famílias de parte durante um ano para conseguir dar um cartaz como o nosso. Na sexta-feira tivemos Quim Barreiros, ontem Mickael Carreira e o grupo Smells Like 90′, no final com uma grandiosa sessão de fogo de artifício”, referiu Carlos Sousa.

O presidente da Comissão de Festas deixou uma palavra de agradecimento a todos os patrocinadores, empresas, comunidade de Padim da Graça e freguesias vizinhas que tornaram esta festa possível com os donativos. “Temos de agradecer a toda a gente que participou e nos ajudaram para que a festa fosse possível. Temos os patrocinadores e as empresas onde grande parte do nosso orçamento vem daí e depois o povo, tanto de Padim da Graça como de freguesias vizinhas, que nos ajudam a chegar a este ponto”, acrescentou.

© Angélica Antunes

Também Nuno Silva, presidente da Junta de Freguesia de Padim da Graça, marcou presença nos atos religiosos em honra de Nossa Senhora da Graça, que viu recentemente a capela ser requalificada no âmbito do Orçamento Participativo de Braga. “Para nós é um motivo de orgulho estarmos reunidos nesta capela magnífica recentemente requalificada e com esta multidão no recinto da festa para assistir a esta maravilhosa procissão. Enquanto presidente da Junta, é para nós um motivo de orgulho e satisfação receber tanta gente na nossa freguesia. Nós, enquanto Junta de Freguesia, não somos os órgãos principais da festa mas estamos sempre na retaguarda, como deve ser enquanto entidade civil da freguesia. Este ano quisemos melhorar o recinto da festa onde colocamos casas de banho móveis, tivemos também devidamente as ruas condicionadas ao trânsito, para estacionamento e sentidos de vias de evacuação devidamente organizadas com a colaboração das entidades civis, nomeadamente a GNR, e nas licenças para que tudo corresse bem. Preparámos tudo para que as pessoas sejam bem recebidas na nossa freguesia e que para o ano venham cá novamente”, salientou o autarca.

© Angélica Antunes

O presidente agradeceu o trabalho árduo da Comissão de Festas que permitiu a realização desta grandiosa procissão, assim como o grande cartaz deste ano.

As Festas em honra de Nossa Senhora da Graça culminam esta segunda-feira às 20:00 com a tradicional Batalha das Flores e o regresso da imagem ao altar da Capela.

© Angélica Antunes

O cortejo religioso contou com cinco andores, dois cavaleiros da Guarda Nacional Republicana, a Banda Marcial de Fermentelos, a Banda de Música de Antas e os Escuteiros de Padim da Graça.

A procissão contou também com a presença de Pedro Roriz, secretário da Junta de Freguesia de Padim da Graça, e de Sandra Rodrigues, tesoureira da Junta.

A reportagem teve o apoio à produção da Junta de Freguesia de Padim da Graça

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES