Terça-feira, Fevereiro 27, 2024
10.1 C
Braga
InícioBragaBraga: Inaugurada a requalificada Capela de Nossa Senhora da Graça

Braga: Inaugurada a requalificada Capela de Nossa Senhora da Graça

© CM Braga

Decorreu este sábado a inauguração da requalificação da Capela de Nossa Senhora da Graça, em Padim da Graça, Braga. Este espaço encontrava-se encerrado para obras de conservação e restauro desde junho de 2022.

A iniciativa contou, entre outros, com a presença de Sameiro Araújo, vice-presidente da Câmara Municipal de Braga, João Rodrigues, vereador do Município, e Nuno Silva, presidente da Junta de Freguesia.

O projeto foi realizado no âmbito do Orçamento Participativo de Braga, tendo sido vencedor das edições de 2020 (primeira fase da requalificação) e 2023 (segunda fase). A Confraria de Nossa Senhora da Graça recebeu um financiamento do Município de 170 mil euros para a execução da obra, valor ao qual se somou a contribuição da comunidade de Padim da Graça.

© CM Braga

Na sua totalidade, a requalificação teve o custo de 300 mil euros e contemplou a revisão das coberturas, o restauro das pinturas dos tentos e paredes da capela-mor, o restauro dos retábulos e imagens em madeira policromada e dourada, a substituição de pavimentos, a reorganização funcional, uma nova iluminação e ainda novos sistemas de som, intrusão e detecção de incêndio.

Como sublinhou Sameiro Araújo, a requalificação deste espaço “só foi possível devido à mobilização da população e ao enorme sentido de comunidade” existente em Padim da Graça. “Trata-se de um projeto extraordinário que permite o reaproveitamento de um património valiossísimo que estava degradado e que, agora, para além de apresentar uma beleza ímpar, reúne condições de excelência para o serviço à comunidade”, referiu.

LEIA TAMBÉM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES