Quarta-feira, Agosto 10, 2022
22.2 C
Braga
InícioBragaBraga Mais organiza visita ao extinto Convento dos Remédios

Braga Mais organiza visita ao extinto Convento dos Remédios

© Braga Mais

A associação Braga Mais, juntamente com a Doçaria da Cruz de Pedra, organiza, no próximo sábado, 21 de maio, uma visita guiada ao extinto Convento dos Remédios, monumento demolido entre 1908 e 1911 pela Câmara Municipal de Braga, que vai ser revisitado a partir de um percurso pelo seu espólio, disperso por alguns locais da cidade.

Esta iniciativa, que se associa às comemorações do centenário daquela pastelaria bracarense e que conta com a colaboração do Ponto Braguez, tem o seu ponto de encontro a partir das 14:30, junto à Igreja do Pópulo, sendo orientada por Rui Ferreira.

O objetivo desta visita guiada é compreender a história do mais antigo edifício conventual de Braga, bem como a sua polémica demolição no início do século passado. Para além disso, vai permitir identificar uma parte do espólio deste convento, que se encontra disperso por alguns locais da cidade de Braga, alertando a população para a importância de valorizar o espólio e a memória deste malogrado monumento.

O percurso inclui passagens pelo Jardim de Santa Bárbara, onde, além da fonte, se encontram alguns elementos da fachada; e pelo Largo Carlos Amarante, onde vai ser feita a contextualização histórica deste monumento.

Esta iniciativa termina no Parque da Ponte, onde se encontra a maior parte dos elementos da fachada do templo conventual. No final da visita, os participantes serão ainda brindados com uma surpresa, que evocará a doçaria do Convento dos Remédios.

A participação é livre, não necessitando de inscrição prévia.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS