O Jardim de Infância da Freguesia de Lamas, em Braga, teve, na manhã desta segunda-feira, a visita de três cientistas do Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia (INL) que organizaram experiências científicas direcionadas aos mais pequenos.
A iniciativa partiu da Junta de Freguesia de Lamas, que fez o convite ao INL para descentralizar e levar novas atividades junto das crianças que vivem fora do centro urbano de Braga.
José Ferreira, presidente da Junta de Freguesia de Lamas, explicou que este convite permitiu “despertar o bichinho da ciência” às crianças, sem a necessidade de se deslocarem à cidade. “O INL proporcionou esta vivência aqui junto dos miúdos e, obviamente, que as experiências estão a ser executadas para a idade deles. O INL tem outro tipo de experiências para os miúdos mais graúdos e é para os tentar convencer a seguir a carreira de cientistas. Depois desta pequena amostra, já se percebeu que está lançado aqui algum ‘bichinho’ desse conhecimento cientista, pois a ideia era essa. Ainda bem que aceitaram o nosso convite e estou extremamente orgulhoso desta situação, porque foi uma aposta ganha. Prometemos aos pais que iríamos trazer várias atividades neste mês de julho porque em termos de transporte, é complicado a nível de segurança e optámos por trazer as atividades cá ao jardim de infância”, disse o autarca.
João Medeiros, assessor nos Pelouros da Educação, Inovação e da Coesão Social do Município de Braga, esteve presente nesta atividade e parabenizou a iniciativa de aproximar o INL às escolas. “Isto é a descentralização do INL. Temos ideia do INL como se fosse uma bolha que ninguém lá entra, senão nos ‘Open Days’. Todos sabem que eles têm um regime muito específico de entrada, quase como uma embaixada e esta aproximação às escolas, ainda por cima aos jardins de infância, desperta nas crianças aquilo que se chama ‘turiminhas de cientistas de palmo e meio’. Isto demonstra que a ciência faz parte do nosso dia a dia e eles conseguem perceber daquilo que os rodeiam e daquilo que podem usufruir”, sublinhou.
O assessor realçou a importância desta instituição de se dar a conhecer ao público. “É imprescindível a deslocação para que o INL se possa divulgar. Para além disso, quem sabe se estas parcerias não ajudam também o INL a ajudar os jardins de infância a promover a ciência e também o INL se possa aperceber dos fatores dentro da rede educativa do concelho e, assim, surtir novas ideias de projetos”, acrescentou.
Vera Lima, auxiliar de educação do Jardim de Infância de Lamas, falou que este convite foi “interessantíssimo”. “Estávamos todos curiosos com aquilo que iria passar-se aqui hoje na escola. Pelo que estou a ver, as crianças estão a adorar e agradecemos terem aceite o convite e de terem vindo cá ao nosso jardim”, salientou Vera Lima.
A auxiliar de educação explicou que a iniciativa deixou as crianças entusiasmadas. “O INL é uma grande instituição e de modo algum assustou as nossas crianças. Acaba por ser um desafio para nós também, uma vez que provou um bocado a nós próprios que estamos a orientar as crianças para aquilo que é importante. Elas de facto estão a mostrar algum entusiasmo e penso que ao longo destes anos temos feito um bom trabalho nesse sentido. As crianças ficam entusiasmadas porque ao nível de trabalho da escola já estamos a tentar incutir esse tipo de experiências. Elas adoram tudo o que é novidade e ficam eufóricas por ser um dia diferente. Nós próprias também estamos entusiasmadas por vê-los tão contentes e a sorrir”, afirmou.
Catarina Moura, comunicadora de Ciência do INL, participou nesta atividade e falou sobre a importância de “inspirar as novas gerações” na ciência. “A Junta de Freguesia de Lamas comunicou com uma das investigadoras do INL, Alexandra Teixeira, e ela contactou-me a dizer que seria muito interessante envolvermo-nos com as Juntas de Freguesia de Braga. Dissemos logo que sim porque adoramos participar nestas atividades da ciência a um público mais jovem e inspirar as novas gerações”, contou, acrescentando que a iniciativa “foi transformada numa parte mais lúdica e educativa e, por outro lado, estamos a conseguir descentralizar do centro de Braga e trazer esta oportunidade às populações mais remotas”.
“Trabalhamos estas duas vertentes e é fantástico fazermos parte desta iniciativa da Junta de Freguesia. O INL não é um centro educativo, embora adoramos fazer parte destas iniciativas e tentamos sempre dar o nosso melhor e participar com as diferentes instituições de Braga, e não só”, finalizou.
Jardim de Lamas: um local educativo de excelência para as crianças
De acordo com o presidente da Junta de Freguesia de Lamas, o Jardim de Infância dispõe de um conjunto de atividades nas férias de verão. As crianças também usufruem da Piscina Municipal que se encontra de frente ao Jardim de Infância.
O autarca informou que as crianças podem usufruir do Jardim de Infância, uma vez que a escola “tem a particularidade de ser só um Jardim de Infância”. “Independentemente das boas experiências que têm feito com a EB1, cada vez estou mais convencido que para na primeira idade e para um primeiro contacto com a escola, nada melhor como um edifício todo ele dedicado ao Jardim de Infância”, explicou.
José Ferreira garantiu que pretende continuar a trabalhar em conjunto com o Município de Braga para manter este espaço. “É sempre complicado manter um espaço para uma faixa etária, mas estamos cá na luta para mantermos sempre isto em atividade e sempre com força. O Jardim de Infância foi inaugurado em 2003, está quase a fazer 20 anos, mas já foi remodelado e é um espaço todo dedicado e inserido aqui junto à Mamoa de Lamas que é um espaço totalmente verde. Temos mais uma vantagem quando querem fazer um tipo de atividade ao ar livre junto ao Jardim de Infância. Basta abrir o portão único, que fica aqui entre o Jardim de Infância e o espaço da Mamoa de Lamas, para poderem aceder a todo este espaço verde. Fecha-se o portão ao público e o espaço fica por conta das crianças do Jardim de Infância de Lamas”, reforçou José Ferreira.
O Jardim de Infância de Lamas situa-se na Rua da Mamoa, em Lamas, frente à Piscina Municipal e à Junta de Freguesia. Para mais informações, contacte o Jardim de Infância para o número 253 777 082 ou a Junta de Freguesia através do 253 681 496 ou por e-mail: [email protected].