
O presidente da Câmara Municipal de Braga, João Rodrigues, comprometeu-se a concretizar o alargamento do cemitério de Mire de Tibães ainda durante o atual mandato. A garantia foi deixada na segunda visita do roteiro “Freguesia a Freguesia”, iniciativa que pretende reforçar a proximidade entre o Município e as juntas de freguesia, identificando necessidades e acompanhando a concretização de projetos.
A visita incluiu uma reunião de trabalho com o executivo da Junta de Freguesia, presidido por Jorge Dias, e uma deslocação aos principais locais considerados prioritários para o desenvolvimento da freguesia.
João Rodrigues destacou a importância destes encontros para reforçar a articulação entre o Município e o poder local. “Esta reunião acaba por comprovar a necessidade destas visitas. Os dois executivos puderam sentar-se à mesma mesa para discutir dossiers essenciais para o desenvolvimento da freguesia. Há problemas que se arrastam há muitos anos e deixámos aqui um compromisso: vamos resolvê-los”, afirmou.
Entre os temas em destaque esteve o alargamento do cemitério de Mire de Tibães, um processo pendente há quase três décadas. O autarca classificou esta intervenção como prioritária e garantiu que o Município já iniciou contactos para adquirir os terrenos necessários, privilegiando uma solução negociada. Caso não seja possível chegar a acordo, a Câmara admite recorrer aos mecanismos legais disponíveis para concretizar a obra.
Durante a reunião foi também assumido o compromisso de instalar um Espaço Cidadão na freguesia, reforçando a oferta de serviços públicos de proximidade e facilitando o acesso da população a diversos serviços administrativos.
Foram ainda discutidas outras necessidades identificadas pela Junta de Freguesia, como a melhoria dos acessos ao Jardim de Infância de Ruães, a definição de uma solução para o antigo Jardim de Infância do Carrascal, a requalificação do edifício da Junta de Freguesia para melhorar as condições de acessibilidade e atendimento ao público, bem como intervenções na rede viária e no espaço público.
No final da visita, João Rodrigues sublinhou que o roteiro “Freguesia a Freguesia” pretende promover uma governação mais próxima das populações e reforçar a cooperação institucional. “É este o nosso objetivo: continuar a trabalhar com Mire de Tibães e com todas as freguesias do concelho para fazer da nossa terra o melhor lugar para viver”, concluiu.


