Sábado, Agosto 13, 2022
16.7 C
Braga
InícioBragaBraga inaugura exposição ‘Mostra ODS: transformando o mundo’

Braga inaugura exposição ‘Mostra ODS: transformando o mundo’

© CM Braga

Decorreu hoje, no Museu Dom Diogo de Sousa, em Braga, a abertura da exposição “Mostra ODS: transformando o mundo”, A iniciativa contou com a presença de Carla Sepúlveda, vereadora da educação do Município.

A exposição estará patente até 3 de agosto e é produto de um projeto com o mesmo nome dinamizado pela Oikos – Cooperação e Desenvolvimento e apoiado pelo Camões, Instituto da Cooperação e da Língua, IP.

Foi criada com o propósito de reforçar a informação junto dos diferentes setores da sociedade civil relativamente aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e, consequentemente, contribuir para a concretização dos mesmos através da sensibilização e consciencialização da opinião pública.

A Mostra, cuja temática geral são os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), é constituída por 4 conjuntos de 11 painéis que, no seu todo (44 painéis), abordam 4 linhas temáticas diferentes: 1. ‘Pobreza’; 2. ‘Género’; 3. ‘Alterações Climáticas’ (temáticas dirigidas ao público em geral) e 4. ‘Os ODS vão à escola’. A exposição está adaptada ao público infantil e juvenil.

Na ocasião, Carla Sepúlveda frisou a importância da colaboração entre entidades e associações locais e nacionais no desenvolvimento de projetos cujo principal objetivo é formar e informar a comunidade. “A OIKOS tem sido um parceiro muito importante na construção de projecos voltados para a cidadania e a humanização, desempenhando um papel preponderante não só para o público escolar e juvenil, mas também para esfera social. Continuaremos a trabalhar por uma sociedade mais informada e mais desperta para as problemáticas que afetam a comunidade no seu todo. Este trabalho será sempre em rede porque só assim conseguimos chegar a todos”, disse.

Está prevista a apresentação da “Mostra ODS: transformando o mundo” a nível nacional (Portugal continental e ilhas), através da colaboração com diferentes autarquias e do recurso a meios digitais. De ressaltar que estabelecimentos de ensino, grupos, associações, bibliotecas (entre outros), poderão requisitar à Oikos os painéis que constituem a Mostra para exposição nas suas instalações.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS