Quarta-feira, Maio 29, 2024
20.5 C
Braga
BragaBraga: Igreja do Carmo encheu para ouvir o concerto “Canção Bracarense”

Braga: Igreja do Carmo encheu para ouvir o concerto “Canção Bracarense”

O concerto proporcionou uma viagem pelos vários cancioneiros tradicionais existentes no Minho.

© GFUM

O Grupo Folclórico da Universidade do Minho organizou a sétima edição do concerto de música popular e tradicional “Canção Bracarense”, este domingo, que encheu a Igreja do Carmo, em Braga, numa viagem pelos vários cancioneiros tradicionais existentes no Minho.

Para André Marcos, diretor do grupo, “esta é uma prova que a Canção Bracarense já tem o seu público que todos os anos procura o evento”, perante a adesão à iniciativa que voltou à Igreja do Carmo, onde já não acontecia desde 2020, garantindo a próxima edição que já está a ser trabalhada, com a adição de novos temas.

A Canção Bracarense proporcionou uma viagem pelas tradições musicais associadas aos diferentes meses do ano, como foi exemplo o Botar das Almas, associado ao mês de novembro, passando pelos cantares de Natal, a Nossa Senhora, Páscoa, cantares de trabalho e a São João, destacando vários cancioneiros da região.

© GFUM

Nesta sétima edição, o Grupo Folclórico da Universidade do Minho, que tem levado a efeito o projeto cultural “Voltas da Tradição” voltou a integrar neste concerto vários temas que relembram as edições já realizadas, reunindo vários temas de raiz popular, oriundos de diversos cancioneiros que o grupo relembra e explica a sua proveniência. O concerto integra o conjunto de medidas de salvaguarda e valorização do “Canto a Vozes” que é Património Cultural Imaterial Nacional, cujo reconhecimento foi destacado durante o evento.

O concerto composto por 25 músicas resultou num espetáculo que durou cerca de uma hora, contou com a presença de representantes do Município de Braga, Festas de São João, Federação do Folclore Português além de diferentes grupos e associações culturais da região.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES