Sexta-feira, Agosto 12, 2022
17.8 C
Braga
InícioReportagemConfraria nasce em Braga para promover os produtos gastronómicos da região

Confraria nasce em Braga para promover os produtos gastronómicos da região

© Angélica Antunes

Promover e valorizar os produtos da região é o objetivo da BAFA – Confraria dos Sabores e Tradições Gastronómicos de Braga. A nova confraria foi criada esta quinta-feira, no Auditório da Junta de Freguesia da Sé, numa cerimónia que contou com a assinatura dos 69 confrades fundadores.

Céu Ameixinha, confrade fundadora da Confraria dos Sabores e Tradições Gastronómicas de Braga, explicou que a ideia de criar esta confraria surgiu em 2018 para que a cidade pudesse promover os produtos do concelho e da região. “Estamos a constituir uma nova Confraria Gastronómica em Braga, onde algumas das pessoas daqui de Braga pertencem a outras confrarias de fora, como é o meu caso que pertenço à Confraria da Cebola e do Presunto do Tâmega e Sousa. Como estamos a representar fora, surgiu a ideia de criar também uma confraria em Braga. Fizemos as primeiras diligências há quatro anos, mas infelizmente ficou parado devido à pandemia da Covid-19. Entretanto, a situação melhorou e resolvemos ir para a frente com a confraria para defender os produtos da região”, disse a confrade fundadora.

© Angélica Antunes

Também Luís Pedroso, presidente da União de Maximinos, Sé e Cividade, assinou como confrade fundador, tendo também cedido um espaço na Junta de Freguesia para esta nova associação.

“Na qualidade de presidente da União de Freguesias de Maximinos, Sé e Cividade estou imensamente feliz porque é mais uma associação que fica sediada na nossa união. Esta confraria tem tudo para se tornar na maior confraria de Braga e, quem sabe, do país. É um movimento praticamente encabeçado por mulheres, mas acima de tudo porque são pessoas que amam a sua cidade e vão tentar de tudo para promover as suas tradições e os seus sabores. Braga é uma cidade muito rica, tanto do ponto de vista de tradições como de gastronomia, e tudo o que possamos fazer para promover a sua imagem é bom e, como autarca, sinto obrigação de o fazer”, sustentou o presidente.

© Angélica Antunes

O 1º Capítulo de Entronização da BAFA decorrerá no dia 3 de setembro em Braga, numa iniciativa que contará com um desfile com 38 confrarias, uma aula de sapiência sobre “Os Sameirinhos de Braga” e uma missa na Sé Catedral com a bênção das insígnias, dos estandartes e a respetiva entronização.

António Barroso, adjunto do Gabinete de Apoio à Presidência da Câmara Municipal de Braga, também marcou presença na cerimónia da fundação, tendo assinado como um dos membros fundadores desta nova confraria.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS