Terça-feira, Maio 28, 2024
28.2 C
Braga
ReportagemBraga: Frossos viveu grandiosa procissão em honra do padroeiro São Miguel

Braga: Frossos viveu grandiosa procissão em honra do padroeiro São Miguel

© Angélica Antunes

A freguesia de Frossos, em Braga, uniu-se, este domingo, para honrar o padroeiro São Miguel com a realização de uma majestosa procissão.

© Angélica Antunes

Foi com emoção que a comunidade voltou a reviver estas celebrações religiosas onde participaram os membros de executivo da Junta de Freguesia e representantes da Câmara Municipal de Braga.

© Angélica Antunes

Altino Bessa, vereador do Município de Braga, salientou a importância destas celebrações religiosas no concelho. “É bom ver este tipo de iniciativas, muitas delas seculares, com os festejos dos santos padroeiros nas freguesias, neste caso concreto em Frossos em honra São Miguel. Estas manifestações religiosas estão muito enraizadas na população, envolvendo uma logística muito grande e a participação da comunidade como podemos ver aqui hoje com os vários andores, as bandas, os escuteiros, a própria população que sai à rua ver a procissão passar. Tudo isto significa que a tradição ainda se mantém e vê-se muita juventude a participar neste tipo de iniciativas e, por isso, a Câmara Municipal de Braga associa-se com agrado e com estima àquilo que são as tradições das populações, as tradições das suas freguesias e dos seus santos populares”, enalteceu o vereador.

© Angélica Antunes

Por seu turno, Adélia Silva, presidente da União de Freguesias de Merelim São Pedro e Frossos, parabenizou a comunidade por se ter mobilizado para as comemorações e não “deixar morrer esta tradição”. “Frossos volta a ser enaltecido e embelezado com as festas de São Miguel Padroeiro na nossa freguesia onde o São Miguel Arcanjo é celebrado há muitos anos. Recordo-me ainda muito pequenina, desde a primária, onde estas festas se celebravam e é de facto uma grandiosidade para a nossa freguesia. Deixo aqui o meu grande abraço a todos os elementos que contribuíram para a festa, à Comissão de Festas que trabalhou arduamente e que fez com que estas festas se realizassem e com que a nossa freguesia seja mais uma vez enaltecida e embelezada com aquilo que são as grandiosas festas de São Miguel”, disse a presidente.

© Angélica Antunes

A autarca sustentou que a majestosa procissão é “um momento único”, esperando que “não se quebre a tradição”. “Enquanto membro da Junta de Freguesia e enquanto eu estiver cá, a comunidade será sempre apoiada por mim e claro que me engrandece pensar que poderemos contribuir parta isto. As pessoas estão de parabéns e para mim estas tradições nunca morrerão e poderão contar sempre connosco”, frisou.

© Angélica Antunes

Adélia Silva aproveitou a ocasião para agradecer a presença de Altino Bessa, de João Barros, assessor da Câmara Municipal de Braga, pela participação no cortejo religioso, assim como a Rui Morais, administrador da AGERE, que marcou presença na festa no sábado. “Foi uma honra recebê-los na nossa freguesia porque a freguesia sabe receber muito bem”, sublinhou.

© Angélica Antunes

António Rodrigues, da Comissão de Festas de São Miguel, agradeceu a toda a comunidade por ter apoiado a realização das festividades. “É com enorme prazer, sinto uma satisfação enorme por a comunidade nos ter dado muito apoio. Fico muito agradecido com a ajuda que a comunidade nos dá, sejam bens, monetariamente ou mesmo a coragem que nos dão. Às vezes as palavras são suficientes para nos dar força e avançarmos com mais gosto”, realçou.

© Angélica Antunes

O membro da Comissão de Festas deixou o apelo a “todos os jovens e forças vivas da freguesia que apareçam para trabalhar e formar uma nova equipa para que estas tradições não acabem”.

Cerca de 100 figurados e oito andores ricamente ornamentados deram cor ao cortejo religioso que contou com a participação da Banda Musical de Aboim da Nóbrega e dos Escuteiros de Figueiredo.

© Angélica Antunes

O cortejo religioso contou com os andores do Arcanjo São Miguel, padroeiro de Frossos, Nossa Senhora de Fátima, São José, São Judas Tadeu, Santa Luzia, Nossa Senhora da Assunção, Sagrado Coração de Jesus e Jesus Crucificado com a imagem de Nossa Senhora das Dores.

A estação televisiva da TVI também esteve presente este domingo em Frossos onde transmitiu em direto a Eucaristia Dominical para o país e para o mundo.

A reportagem teve o apoio à produção da União de Freguesias de Merelim São Pedro e Frossos

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES