Quinta-feira, Maio 16, 2024
12.9 C
Braga
ReportagemBraga: Freguesia de Lamas voltou a honrar Santo António com grandiosa procissão

Braga: Freguesia de Lamas voltou a honrar Santo António com grandiosa procissão

© Angélica Antunes

Após três anos, Lamas voltou a venerar Santo António. Na tarde deste domingo decorreu o ponto alto das festividades em honra do Santo Popular com a saída da procissão às ruas da freguesia, que contou, pela primeira vez, com a presença de Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga.

© Angélica Antunes

José Carlos Ferreira, presidente da Junta de Lamas, realçou a importância de reativar as Festas de Santo António para manter viva a tradição na freguesia.

© Angélica Antunes

“É um momento grandioso porque as tradições são para se manter nas freguesias, e ainda bem que assim foi porque, passados três anos de interregno, para mim é um enorme orgulho enquanto presidente da Junta de Freguesia participar de uma forma ativa nesta procissão. Este ano participei também na equipa que organizou a festa e é um motivo de orgulho retomar estas tradições e mais ainda, pois há que assinalar que temos este ano a presença de Ricardo Rio que veio também engrandecer a procissão, que é o ponto alto da festa e do dia. A presença do presidente da Câmara Municipal nas nossas festas enche-nos de orgulho e estamos extremamente satisfeitos”, disse José Carlos Ferreira.

© Angélica Antunes

O autarca enalteceu a participação da comunidade e freguesias vizinhas que contribuiu para a realização e sucesso das festividades.

© Angélica Antunes

“Foi com muito agrado que vi muita participação da comunidade e das comunidades vizinhas que estavam a aguardar há muito por esta festa. Não é novidade o que vou dizer, mas as comunidades vizinhas tinham já saudades do fogo de Santo António, que já começa a ser um património imaterial nesta organização. Estamos cientes que é uma responsabilidade de quem assumiu a festa de forma livre e expontânea. Agora, é uma responsabilidade de quem eventualmente a possa seguir. Ninguém quis nomear as próximas Comissões de Festas para não causar pressão, mas a comunidade há-de tratar depois desse sentimento e levar esta tradição para a frente”, sustentou José Carlos Ferreira.

© Angélica Antunes

Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, parabenizou a freguesia de Lamas pelo regresso das Festas de Santo António. “Deixo uma palavra de agradecimento e de felicitação a todos aqueles que, de uma forma mais ou menos visível, contribuíram para o regresso desta celebração. Estas festas locais são fundamentais para juntar a comunidade e reforçar o sentido solidário e de colaboração entre todos. Depois de quase três anos de interregno, houve uma mobilização e uma preparação muito capaz que propiciou uma festa que todos me dizem ter sido verdadeiramente memorável e, portanto, felicitações àqueles que participaram nessa organização e uma saudação especial a toda a população de Lamas que se juntou nesta celebração que faz parte da nossa cultura popular e da nossa identidade. Fico muito feliz por ver aqui em Lamas esse espírito bem vivo”, louvou o edil.

© Angélica Antunes

José Carlos Ferreira, juiz das Festas de Santo António, explicou que a retoma das festividades partiu da ideia de um grupo de amigos que se juntou para levar a cabo a concretização das festividades.

© Angélica Antunes

“Começámos a fazer eventos para angariar fundos para possibilitar a realização das Festas de Santo António. Conseguimos organizá-la sem o povo ter que se esforçar muito com os eventos que fomos realizando, pois também temos outras obras em curso na Paróquia. Quero agradecer a toda a gente que nos ajudou, inclusivamente à Junta de Freguesia e à presença do presidente da Câmara Municipal de Braga, uma vez que nós quisemos pôr a procissão completa com todas as suas ‘peças’, daí termos feito o convite ao edil”, sustentou José Carlos Ferreira.

© Angélica Antunes

A comunidade de Lamas mediu forças e uniu-se para levar de novo o espírito festivo à freguesia. As festas de Santo António começaram na sexta-feira com um cartaz que integrou atos religiosos, espetáculos, sardinhada e fogo de artifício, culminando com a grandiosa procissão.

© Angélica Antunes

A procissão em honra de Santo António integrou oito andores, cavaleiros, os Escuteiros de Figueiredo e a Banda Filarmónica de Santa Maria de Bouro.

© Angélica Antunes

O cortejo religioso contou também com a presença do executivo da Junta de Freguesia de Lamas e do presidente da Assembleia da Junta de Freguesia.

A reportagem teve o apoio à produção da Junta de Freguesia de Lamas

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES