O Parque de Merendas e Lazer de Sobreposta, em Braga, voltou a acolher, este domingo, mais uma edição do Festival das Sopas e Tradições. O evento levou cerca de 300 pessoas à freguesia.
Foram dezasseis as sopas levadas para prova nesta iniciativa que voltou a mobilizar as famílias de Sobreposta para a confeção destas iguarias à moda antiga, com recurso aos potes e às fogueiras.
Às sopas juntaram-se também o mercado local de produtos da terra, o cortejo etnográfico, a desfolhada à moda antiga ao ritmo das vozes e concertinas do Rancho Folclórico de São João Baptista de Nogueira e o já tradicional magusto. No parque de lazer da freguesia estavam ainda expostas as representações de alguns ofícios da terra como o cesteiro, o carpinteiro, pedreiro e os serrinhas.
Para Elizabete Silva, presidente da junta de freguesia de Sobreposta, “este voltou a ser o encontro da comunidade com as tradições mais enraizadas nesta zona do concelho, num apelo a que as gerações vindouras mantenham a sua ligação à terra, servindo também para o encontro de muitas famílias”.
Pelo festival, além da comunidade de Sobreposta e dos bracarenses que acorreram a este evento, passaram também os vereadores da Câmara Municipal de Braga João Rodrigues, Carla Sepúlveda e Altino Bessa.