A União de Freguesias de Ferreiros e Gondizalves, em Braga, celebrou o Dia Mundial da Criança com várias iniciativas, proporcionando um dia com muita diversão para os mais pequenos.
As crianças usufruíram de insufláveis instalados no Largo da Junta de Ferreiros, mas também de pinturas faciais, pipocas, assim como jogos tradicionais.
Carolina Teixeira, presidente da União de Freguesias de Ferreiros e Gondizalves, regozijou-se com a adesão das crianças, acompanhadas de seus pais, nesta iniciativa.
“O nosso objetivo é unir as nossas crianças, não só neste dia, mas em todos os dias do ano, mas este em especial. É um dia onde nós promovemos e dinamizamos aqui frente à Junta de Ferreiros um espaço para as crianças brincar. Temos aqui uma série de elementos que podem proporcionar um dia especial e diferente para elas. Apesar de nós, todos os dias estarmos com elas, hoje realmente é um dia especial”, disse a presidente.
A autarca explicou que também a Associação de Pais de Gondizalves realizou atividades no Centro Escolar de Gondizalves com o apoio da União de Freguesias. “O Executivo ia promover uma festa em Gondizalves para as crianças mas a Associação de Pais, como ia dinamizar atividades no Centro Escolar, então fizemos uma parceria para ocorrer lá uma festa. É uma forma de dinamizar o Dia Mundial da Criança na nossa União de Freguesias”, acrescentou.
Carolina Teixeira desejou um feliz dia a todas as crianças desta União de Freguesias e contou que brevemente irá realizar um projeto em Gondizalves. “Quero dizer às crianças que o mundo está nas mãos delas e que nós, enquanto Executivo, estaremos aqui para as apoiar em todas as iniciativas, até porque nós temos o ‘Enxoval do Freguês’, portanto já as acompanhamos desde o berço e é esse inventivo que queremos dar aos pais. Dizer-lhes que estamos sempre com eles, não só neste dia, mas no ano todo. Brevemente teremos uma novidade em Gondizalves. Vem aí um projeto muito interessante para os pais que eles tanto ambicionam”, finalizou a presidente.
Raúl Gomes, tesoureiro da União de Freguesias de Ferreiros e Gondizalves, também marcou presença nesta iniciativa, que contou com a parceria da Associação “Amigos Os Satélites 79” e da Associação GIRAR.
“O Dia Mundial da Criança é uma iniciativa conjunta entre a Junta de Freguesia, a Associação ‘Amigos Os Satélites 79’ e a Associação GIRAR e é muito gratificante trazer as famílias que é esta irreverência de alegria das crianças que contagia também os pais. Nota-se que os pais também interagem e sentem-se felizes em brincar com os filhos. O Dia Mundial da Criança é para se manter e estaremos cá com todo o apoio”, referiu.
Já João Rodrigues, presidente da Associação Amigos “Os Satélites 79”, explicou que mantém esta parceria com a Junta de Freguesia ao longo de todo o ano. “É uma iniciativa que nos envolve a todos e com muito gosto em que o Dia da Criança, elas ficam muito contentes em estar aqui com os pais. Temos pipocas, insufláveis e pinturas faciais, fazemos nestes moldes de manhã e de tarde nas instalações da Junta de Freguesia”, salientou.
Por seu turno, Pedro Costa, membro da Direção da Associação GIRAR, contou que o Dia da Criança começou na sexta-feira com uma palestra para todos os pais. “Começámos as nossas festividades do Dia Mundial da Criança em que tivemos um colóquio com três convidadas: uma nutricionista, uma terapeuta da holística do sono e uma pediatra onde falaram da temática das dificuldades que existem no crescimento e no acompanhamento da educação da criança. O Dia da Criança é todos os dias e nós estamos cá para fazermos coisas diferentes”, disse.
Miguel Lopes, também membro da Direção da Associação GIRAR, realçou a importância dos jogos tradicionais para manter as crianças entretidas neste dia. “Com os jogos tradicionais, as crianças acabam por se esquecerem dos telemóveis e dos ecrãs e acabam por se sujar, saltar e suar. Na Associação GIRAR conseguimos ser uma associação diferente das outras, pois notamos isso e nas atividades que vamos proporcionando”, finalizou.
A iniciativa contou também com a presença de Nuno Teixeira, vogal da União de Freguesias de Ferreiros e Gondizalves.