Quarta-feira, Setembro 28, 2022
16.1 C
Braga
InícioBragaBraga celebra São Vicente com Moletinhos e Licor Vicentino

Braga celebra São Vicente com Moletinhos e Licor Vicentino

DR

No âmbito do programa festivo do Mártir São Vicente, que decorre até 30 de janeiro, em Braga, as doceiras estarão no adro da igreja a vender moletinhos no dia 22, ao longo de todo o dia. Um carro de farturas também marcará presença no dia festivo para a venda ao público.

De acordo com Angelina Pinto, presidente da Irmandade de São Vicente, devido à pandemia da Covid-19 foi decidido reduzir as doceiras para evitar aglomerados. Em princípio, serão apenas duas doceiras que irão estar no adro da igreja e um carro das farturas no dia 22, dia de São Vicente. Não queremos mais vendedoras, pois não queremos que se forme aglomerados de pessoas à volta delas, pois é uma questão de precaução”, disse.

A Irmandade do Mártir São Vicente leva a efeito a mostra e venda de moletinhos e de licor de São Vicente, que decorrerá no adro da Igreja Paroquial, da parte da manhã do dia 30 de janeiro.

Os moletinhos serão oferecidos pelas pastelarias do concelho em que o valor angariado reverterá para São Vicente.

A mostra visa preservar este doce típico da Romaria de São Vicente, quer seja na sua versão “fina” (confecionada e comercializada pelas pastelarias, confeitarias e padarias de Braga), quer seja na sua versão “parola” (comercializados pelos vendedores ambulantes nas festas e romarias).

Também será novamente apresentado o Licor Vicentino, feito a partir de frutos vermelhos. Em termos da simbólica inerente, a cor avermelhada, e respetiva textura/espessura do licor, remete para o martírio de São Vicente.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS