Terça-feira, Janeiro 18, 2022
7.7 C
Braga
InícioBragaBraga celebra São Vicente de 16 a 30 de janeiro

Braga celebra São Vicente de 16 a 30 de janeiro

© Sandra Antunes

Braga volta a celebrar São Vicente de 16 a 30 de janeiro. Organizado pela Irmandade de São Vicente e pela Fábrica da Igreja Paroquial, o programa integra o tributo das crianças ao Santo Mártir, a benção da fogueira, a tradicional romagem, a venda de moletinhos e licor vicentino, a procissão em honra de São Vicente, a aceitação de novos Irmãos, a benção, romeirinhos e danças no adro da Igreja pela Rusga de São Vicente.

De acordo com Angelina Pinto, presidente da Irmandade de São Vicente, as celebrações pretendem “dar continuidade a esta festa secular e preservar o culto a São Vicente”. “Queremos dar continuidade a esta tradição que é tão antiga. A principal romaria a São Vicente é a das crianças, conhecida como ‘romaria dos meninos’ onde os pais e avós trazem as crianças à Igreja para oferecer uma vela e pedir proteção contra as doenças. Antigamente era contra varíola, atualmente podemos pedir para livrar-nos desta pandemia”, disse.

© Angélica Antunes

Por sua vez, José Lima, membro da Irmandade de São Vicente, citou o programa das festividades do Santo Mártir, salientando que este ano “haverá um limite máximo de fiéis a entrar na Igreja para controlar a pandemia” e que “nas celebrações das eucaristias, os devotos terão que aguardar até ao final das celebrações para dar continuidade à romagem”.

Rui Sousa, pároco de São Vicente, informou que “este ano haverá um controlo na entrada da Igreja para evitar aglomerados de pessoas e permitir a circulação de pessoas em segurança”. “As nossas celebrações das festividades de São Vicente pretendem ter esta dimensão intergeracional como sinal de uma comunidade que aprofunda a sua fé nas relações fraternas através da fé da oração que promovemos a São Vicente. Este ano, teremos um controlo na entrada da Igreja para evitar aglomerados de pessoas e permitir a circulação de pessoas em segurança e que promova a oração pessoal a Deus, pedindo a intercessão de São Vicente”, finalizou.

A procissão dedicada a São Vicente está agendada para o domingo de 30 de janeiro, podendo sofrer alterações devido à situação pandémica. 

Programa:

Dia 16 de janeiro:

  • Romagem ao longo do dia a São Vicente;
  • 12:00: Eucaristia estatutária da Irmandade de São Vicente com aceitação de novos Irmãos.

De 16 a 30 de janeiro:

  • 18:45: Tributo a São Vicente  pelas crianças da catequese.

Dia 21 de janeiro:

  • 15:30: Tributo das crianças do Patronato de Nossa Senhora da Luz;
  • 21:15: Fogueira de São Vicente com Benção do Fogo.

Dia 22 de janeiro:

  • Romagem ao longo do dia a São Vicente;
  • 19:00: Eucaristia da solenidade do Mártir São Vicente com sermão pelo Padre Nuno Ventura.

Dia 23 de janeiro:

  • Romagem ao longo do dia a São Vicente (exceto no horário das celebrações);
  • 10:00, 12:00 e 19:00: Benção de São Vicente às crianças.

Dia 30 de janeiro:

  • Durante a manhã: Mostra e venda de moletinhos e licor de São Vicente;
  • 15:00: Repique festivo dos sinos da Igreja;
  • 15:30: Saída da Procissão em honra de São Vicente, seguido de oração da tarde com a benção. No final das celebrações, haverá romeirinhos e danças no adro da Igreja pela Rusga de São Vicente.
  • 19:00: Eucaristia de encerramento das comemorações de São Vicente.

Apoie a Braga TV

A Braga TV precisa do seu contributo, caro leitor.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS