Segunda-feira, Maio 13, 2024
14.5 C
Braga
BragaBraga celebra Dia Mundial da Água com desafio para fechar a torneira...

Braga celebra Dia Mundial da Água com desafio para fechar a torneira durante uma hora

DR

Para assinalar o Dia Mundial da Água, a cidade de Braga promove a 2ª Edição da H2OFF no dia 22 de março, com o desafio de fechar a torneira entre as 22:00 e as 23:00, num gesto deliberado e consciente.

A AGERE-EM e a APDA, através da respetiva Comissão Especializada de Comunicação e Educação Ambiental, da qual a empresa municipal faz parte, promove no Dia Mundial da Água, esta 2ª Edição da H2Off – Hora de fechar a torneira. A iniciativa, que vai realizar-se pelo segundo ano consecutivo, pretende “motivar à mudança consciente de comportamentos sobre o uso correto e eficiente da água, incitando à proteção e preservação da mesma.

“Os recursos hídricos são fundamentais para a sobrevivência de todos os seres do planeta. O stress hídrico e a escassez de água estão na agenda política e social, constituindo uma ameaça para a humanidade, que se agravará à medida que o impacto das alterações climáticas e a ocorrência de eventos extremos se forem acentuando. Usar a água com inteligência e responsabilidade é uma necessidade imperativa, para a garantia de um futuro sustentável”, referiu a Agere.

De acordo com a empresa municipal “são muitos os sinais de alerta e os avisos deixados por especialistas de todo o mundo sobre as situações de tensão associadas à escassez de água. É fundamental alcançar-se um equilíbrio quanto à utilização que se faz deste recurso natural, tão necessário à ação humana, seja no consumo individual, na agricultura, na indústria ou na produção de energia. Os conflitos que resultam de disputas pelo controlo dos recursos hídricos são já uma realidade em diferentes pontos do globo, tendendo a agravar-se e a alastrar pelo mundo”.

Trata-se de um problema à escala mundial, conforme referido por António Guterres, Secretário-Geral da Organização das Nações Unidas, nas comemorações do Dia Mundial da Água, em 2020 “se o mundo não atuar com urgência, entre 3,5 a 4,4 mil milhões de pessoas viverão em 2050 com acesso limitado à água”.

Também António Costa Silva, autor da “Visão Estratégica para o Plano de Recuperação Económica de Portugal 2030”, revelou recentemente que “em Portugal, já hoje se verificam situações de escassez ou falta de água em cerca de dois terços do país”.

Apesar das muitas ações de sensibilização, das notícias que retratam esta realidade e da informação que prolifera sobre a temática, na sociedade atual “ainda persiste uma atitude negligente sobre a utilização da água, sendo urgente, por isso, apelar coletivamente ao uso racional e adequado da mesma”, salientou a Agere.

Para além deste propósito, o Dia Mundial da Água também homenageia todos os que cuidam deste recurso, e que, em contexto de pandemia de Covid-19, têm estado na linha da frente, a assegurar que os serviços públicos essenciais de abastecimento de água e de tratamento das águas residuais sejam prestados com a devida qualidade. 

Convicta da relevância deste movimento de cidadania, que se pretende que contribua para a valorização da água, através de uma ação mediática e de sensibilização a nível nacional, a Comissão Especializada de Comunicação e Educação Ambiental da APDA desafia também as entidades públicas e privadas a se associarem à H2Off e a divulgarem esta ação internamente e junto da comunidade.

A primeira edição contou com o apoio de várias entidades públicas e privadas, bem como com o envolvimento de dezenas de figuras públicas denominados de Embaixadores, contando-se com artistas, atletas entre outras personalidades reconhecidas a nível nacional e internacional, sendo objetivo da Comissão nesta segunda edição, continuar a aumentar o número de envolvidos neste importante movimento que é de todos.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES