Quinta-feira, Maio 30, 2024
18.2 C
Braga
BragaBraga celebra 25 de Abril com atividades culturais na Avenida Central e...

Braga celebra 25 de Abril com atividades culturais na Avenida Central e Praça Municipal

Nos dias 24, 25 e 26 de abril haverá concertos, dança, oficinas e recriação histórica.

© CM Braga

As comemorações dos 50 anos da Revolução do 25 de Abril de 1974 contam em Braga com uma programação cultural que decorre ao longo de todo o ano de 2024, mas que tem o seu ponto alto nos dias 24, 25 e 26 de abril, com vários concertos, espetáculo de dança, oficinas e a recriação histórica do Comício de 26 de Abril, pelos Malad’arte.

O grupo Canto D’Aqui e a Orquestra Filarmónica de Braga apresentam, na noite de 24 de abril, pelas 21:30, na Avenida Central, o concerto “Canções de Abril”, que congrega orquestra, solistas, grupo tradicional e Coro, contando com a participação do Coro de Pais do Conservatório de Música de Braga e com o Coro de Abril, numa parceria do ;unicípio com a União de Sindicatos.

No dia 25 de abril, as comemorações começam pelas 10:00,com a inauguração da obra pública “Porta da Liberdade” da autoria do artista plástico Alberto Vieira, na Avenida da Liberdade. Pelas 1:00, terá início no Theatro Circo a Sessão Comemorativa dos 50 anos do 25 de Abril da Assembleia Municipal.

Na Biblioteca de Jardim, na Avenida Central, a manhã é dedicada ao público infanto-juvenil, primeiro, pelas 10:00 com as Oficinas criativas “50 anos do 25 de Abril”. Depois, pelas 11:00, com a Hora do Conto “Mari Popó e as suas peripécias conta… A fábula dos feijões cinzentos” e pelas 11:45 com a intervenção coletiva “Pintar Abril”.

No palco da Avenida Central, pelas 11:00, será apresentado o espetáculo “Pergunta ao Vento” da Escola de Dança Ent’Artes. A performance tem a autoria do premiado corégrafo Filipe Narciso.

À tarde, pelas 14:30 acontece o concerto “Jorge Lomba canta Abril” com canções de José Afonso, Adriano Correia de Oliveira, Manuel Freire.

Pelas 16:30 é a vez do Coro de Abril apresentar o concerto “A primeira Madrugada”. Pelas 17:00 sobe ao palco o grupo Canto D’Aqui para trazer à memória, através de canções, nomes bem conhecidos como José Afonso, Adriano Correia de Oliveira, Vitorino, Fausto, Sérgio Godinho, entre outros cantores de Abril.

Nos dias 25, 27 e 28 de abril, pelas 11:00 e 16:00, irão decorrer no Centro Histórico, as Oficinas “50.25 – Fotografia e Revolução”, que contam com a parceria da entidade artística PAVAC — Passos Audiovisuais, Associação Cultural. A participação nas oficinas é livre, mas sujeita a inscrição através da plataforma Eventbrite.

Encenação do “Comício 26 de Abril de 1974” enche Praça Municipal

Para o dia 26 de abril está reservado um dos momentos mais aguardados das comemorações com a Encenação do Comício do dia 26 de Abril em Braga, na Praça Municipal, pelas 16:00, um projeto conta com a direcção artística do projeto Malad’arte em parceria com a Comissão de Homenagem aos Democratas do Distrito de Braga, com a Rede de Escolas PNA de Braga.

Trata-se de uma iniciativa que pretende promover a integração do público escolar e dos cidadãos bracarenses através de uma abordagem histórica. O comício, ocorrido no dia 26 de Abril de 1974, em Braga, será retratado como um marco histórico que simboliza a luta pela liberdade e democracia.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES