Quarta-feira, Dezembro 7, 2022
14.4 C
Braga
InícioReportagemBraga: Cãominhada de Ferreiros e Gondizalves sensibilizou para a limpeza dos jardins...

Braga: Cãominhada de Ferreiros e Gondizalves sensibilizou para a limpeza dos jardins e vacinação dos animais

© Angélica Antunes

A União de Ferreiros e Gondizalves, em Braga, em parceria com a Associação Girar, organizou a 1ª Cãominhada para sensibilizar os donos dos patudos na recolha dos dejetos e incentivar à vacinação dos animais. A iniciativa decorreu este domingo para assinalar o Dia do Animal, que se celebra amanhã, 4 de outubro.

© Angélica Antunes

Durante o percurso foram colocadas várias placas nos espaços verdes desta União de Freguesias sobre a obrigatoriedade de manter os espaços limpos por questões de saúde e higiene. 

Carolina Teixeira, presidente da União de Freguesias de Ferreiros e Gondizalves, realçou a importância de consciencializar a comunidade para manter os jardins limpos, uma vez que os dejetos impedem as crianças desta união de brincarem nestes espaços e por tratar-se também de uma questão de saúde pública.

© Angélica Antunes

“Esta iniciativa pretende sensibilizar a população porque os poucos jardins e espaço verdes que nós temos na nossa União de Freguesias têm que ser cuidados e preservados. As pessoas queixam-se que as crianças não têm onde brincar e é precisamente por causa disso, pois os jardins estão cheios de dejetos de animais. Nós todos os dias temos a preocupação de andar nas freguesias, na limpeza dos jardins porque é necessária essa intervenção”, alertou a presidente.

Carolina Teixeira informou ainda sobre a obrigatoriedade de registar e vacinar os animais, como também da penalização em caso de os donos dos cães não recolherem os dejetos dos seus animais. “Muita gente não sabe que os cães têm de ser licenciados, registados e vacinados, e nós temos esses serviços na nossa União de Freguesias. Nós queremos que as pessoas pensem que para ter um animal, não é só andar com o cão de trela na rua, mas ter os cuidados necessários como uma criança. As freguesias estão munidas com umas placas a informar para deixar os espaços limpos, mas algumas foram retiradas precisamente para as pessoas andarem à vontade com os seus cães e não serem penalizados. A placa menciona que há coima associada a quem deixar os dejetos no chão e as pessoas não estão sensibilizadas para isso”, realçou a autarca.

© Angélica Antunes

Ulisses Lopes, presidente da Associação GIRAR, associou-se a esta cãominhada, sublinhando a importância de “promover ações de civismo que promovam o bem-estar não só dos espaços mas também das próprias pessoas”. “Percebemos que isso acontece muitas vezes pela falta de civismo não só pelos dejetos que os animais largam nos jardins, mas até pela própria forma como os donos circulam com os cães com trelas muito soltas e atravessadas nos passeios. Quando vimos pessoas a caminhar ou a correr, os cães vão soltos e há muita gente que tem medo de animais. Os donos dos cães pensam que os seus animais são inofensivos e às vezes acontecem acidentes. O nosso propósito não é só para os donos dos cães, mas para as pessoas em geral usufruírem e preservarem os espaços. Que isto seja um exemplo de uma forma de estar saudável e cívica”, disse.

Sofia Ferreira, médica veterinária da clínica Fiel Amigo de Ferreiros, marcou presença nesta 1ª cãominhada e alertou a população para vacinar os animais. “A vacinação anti-rábica e a microchipagem é obrigatória, não só para canídeos, como também para gatos, e isso pode ser feito em clínicas ou hospitais veterinários privados como podem ser feitos também na Junta de Freguesia com a colaboração do médico veterinário municipal uma vez por ano. Penso que houve uma evolução positiva nestes últimos dez anos no sentido de haver mais pessoas com animais mas devem estar mais sensibilizados nesta questão”, sustentou.

© Angélica Antunes

Carolina Teixeira acrescentou que a vacinação é promovida uma vez por ano pelo Município de Braga, tanto em Ferreiros como em Gondizalves, e que as pessoas com poucos recursos financeiros podem usufruir de um apoio para vacinarem seus animais.

© Carolina Teixeira

O percurso terminou na Nortdog, Academia Canina de Braga, que se associou a esta iniciativa, onde todos os participantes receberam um lanche. Foram ainda sorteados os vencedores que ganharam uma consulta na Clínica Veterinária Fiel Amigo, uma sessão de treino de obediência na Nortdog e 10 quilos de ração. 

Esta cãominhada contou também com a participação de Gabriela Silva, secretária da União de Ferreiros e Gondizalves, e Raúl Gomes, tesoureiro.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS