
O melhor pão com chouriço da região pode ser provado no São João de Braga. A ADICA – Associação de Defesa do Idoso e Crianças de Arentim está a confecionar esta iguaria tradicional nas festas sanjoaninas com barraquinha instalada junto à Capela de São João no Parque da Ponte. As receitas das vendas irão reverter para a construção do futuro lar de Arentim.
Manuel Pinto, presidente da ADICA, referiu que tem a colaboração da Masseirinha para a confeção dos pães com chouriço e deixou um apelo aos bracarenses e visitantes para apoiar esta causa solidária. “Com a colaboração da Masseirinha, estamos aqui todos a trabalhar com voluntários com o objetivo de angariar fundos para a construção do lar de Arentim, que está atualmente em construção, e esta ajuda é sempre muito importante. Por isso, faço o apelo para que venham à Masseirinha para saborear os nossos pães com chouriço e pão com chouriço e queijo. Faça a sua contribuição”, disse Manuel Pinto.

Por seu turno, Joaquim Coutinho, tesoureiro da ADICA, explicou que os pães com chouriço tiveram muita procura na Braga Romana e que esta é a primeira vez que a associação encontra-e a vender esta iguaria nas Festas de São João com os voluntários da freguesia de Arentim.
“Há pessoas que desconhecem a nossa presença aqui e lançamos o repto a todos os bracarenses que desejem colaborar nesta atividade nobre que é a ajuda na construção do lar para os jovens idosos, pois o futuro é esse. Os lares têm esse objetivo de proporcionar a essas pessoas e a todas as famílias esses momentos de acolhimento que, infelizmente, vai ser cada vez mais necessária nesta sociedade em que nos inserimos”, referiu.

Joaquim Coutinho aproveitou o momento para dirigir-se aos empresários e ao público em geral para apoiarem este projeto com uma contribuição monetária. “Gostaríamos de aproveitar esta oportunidade para pedir às entidades do nossos concelho que olhem para esta obra porque ela é de todos, não é nossa, e o futuro dela é para acolher pessoas, não só da freguesia de Arentim, mas de todas as freguesias. Também aos empresários queríamos pedir-lhes encarecidamente pela sua bondade e generosidade para esta construção de alto custo e é nessa perspetiva que eu apelo a todos, que nos ajudem, porque é uma boa causa. É com o contributo de essas pessoas e de toda a gente em geral que nós levaremos a bom porto esta obra, que estou certo, será um orgulho para todos”, finalizou.
O lar de Arentim, que irá nascer na Rua do Assento, junto às Piscinas da freguesia, irá ter capacidade para 39 utentes. Com este novo projeto, a ADICA pretende também prestar apoio domiciliário aos seus utentes e combater o isolamento social e o abandono das pessoas idosas.

Para apoiar a construção do lar:
- Consignação de IRS: NIF: 505219069
- Donativo para IBAN: PT50 0045 1450 4039 5635 6121 4
Sobre a ADICA
A Associação de Defesa do Idoso e Crianças de Arentim é uma Associação de natureza particular de Solidariedade Social com sede no edifício da Estação de Arentim, que tem como objetivo o apoio a crianças e idosos de Arentim e freguesias limítrofes.
Presentemente, a ADICA tem duas respostas sociais com acordo de cooperação com a Segurança Social: ATL – Atividades de tempos livres e SAD – Serviço de Apoio Domiciliário; uma resposta Social protocolada com a Junta de Freguesia: AAAF- Atividades e Acompanhamento de Apoio à Família; e uma resposta sem acordo de cooperação, mas de “extrema importância”: o transporte para consultas/fisioterapia.
A ADICA tem vindo a desenvolver um trabalho de proximidade com a população idosa, isolada e vítima de exclusão através da sua resposta social de Apoio Domiciliário, pelo que o alargamento da sua atuação através da construção de um Lar de Idosos permitirá um trabalho combinado entre a prestação de apoio domiciliário aos seus utentes e a promoção/estimulação do combate ao isolamento social e ao abandono da pessoa idosa.